São Paulo, quinta-feira, 28 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Plano combate a extinção de abelha brasileira

DA AGÊNCIA FOLHA, EM JOÃO PESSOA

O Departamento de Zootecnia da Universidade Federal da Paraíba está desenvolvendo junto com criadores da Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Piauí um programa para preservar as abelhas brasileiras, ameaçadas de extinção.
Segundo ela, cerca de 100 das 350 espécies de abelhas nativas brasileiras catalogadas estão sendo dizimadas porque são confundidas com insetos como moscas, besouros e mosquitos.
Lorenzon disse que as abelhas nativas também são afetadas por queimadas, desmatamentos e atacadas pelas abelhas africanas, alemãs e italianas, criadas para a produção de mel.
Uma colméia com 1.500 abelhas brasileiras pode produzir até 5 kg de mel por ano. A produção é considerada pequena porque a quantidade de abelhas nativas vem diminuindo. As abelhas africanas chegam a produzir 40 kg por ano, mas suas colméias são formadas por até 100 mil abelhas.

Texto Anterior: Vera Fischer passa Réveillon internada
Próximo Texto: Suspensa interdição de rodovia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.