São Paulo, quinta-feira, 28 de dezembro de 1995
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Comércio descarta liquidações

FÁTIMA FERNANDES; MÁRCIA DE CHIARA
DA REPORTAGEM LOCAL

O comércio, ao contrário de anos anteriores, não planeja grandes liquidações para o período pós-Natal.
É que desde o início de dezembro as lojas já trabalham em clima de promoção e decidiram manter o ritmo até janeiro.
"Desde o começo do mês estamos vendendo com preços promocionais e facilitando o pagamento. Por isso, não temos motivo para fazer uma grande queima de estoques", diz Elisabeth Mantovani Ribeiro, gerente de marketing do shopping Ibirapuera.
Segundo ela, cerca de 70% das vendas do shopping neste Natal foram pagas em duas vezes com cheque pré-datado ou com cartão de crédito. À vista, o cliente obteve até 30% de desconto. Com isso, o shopping conseguiu faturar, em média, 10% mais em relação a igual período do ano passado.
O shopping West Plaza segue a estratégia do concorrente. Cíntia Steijntjes, gerente de marketing, diz que a grande liquidação deve ocorrer só em março.
Por enquanto, a maioria das lojas continua facilitando o pagamento, como desde o início do mês, ou seja, desconto de 30% na compra à vista ou com cartão de crédito e parcelamento em até quatro vezes com pré-datado.
"As vendas do Natal não foram tão espetaculares e os estoques hoje são razoáveis. Falta apenas um ou outro item." De acordo com a gerente, o faturamento aumentou 5% neste Natal sobre o de 94.
A gerência de marketing do shopping Continental informa que as lojas se mantêm em promoção desde o início de dezembro. Hoje, os comerciantes estão apenas ajustando as datas dos pré-datados para manter os prazos de pagamento.
Frederico Luz, diretor da Lojas Americanas, diz que a empresa não muda sua política de preços neste final de ano.
"Vamos manter até o próximo dia 30 a promoção para compras acima de R$ 30, que permite dar cheque para 1º de fevereiro."
Ele diz que hoje a Americanas tem 200 itens em promoção, entre eles agendas, que custam R$ 7,90, bebidas e artigos de verão como maiôs, cadeiras de praia etc.
"Sempre temos produtos com descontos. A novidade é que decidimos aceitar, até o final de 95, pré-datados para 1º de fevereiro de 96." Luz diz que o faturamento da empresa em 95 deverá ser 5% maior do que o do ano passado.
Lázaro Rodrigues, gerente da X-Ray, especializada em roupas, diz que as formas de pagamento já foram bem facilitadas em 95 -pré-datados para 60 dias e cartão. Por isso, a empresa não tem peças em promoção.
A Preçolândia, que vende brinquedos e presentes, é outra que não terá promoção. "Sobrou mercadoria, mas vou manter as formas tradicionais de pagamento", diz Arab Zakka, presidente.
A única grande rede que manteve a tradição de fazer liquidação após o Natal foi a Vila Romana, especializada em moda masculina. Mesmo assim, concentrou a promoção em apenas dois dias (ontem e hoje). Normalmente, sua liquidação dura uma semana.

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