São Paulo, quinta-feira, 28 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BNDES divulga lista de filmes que receberão incentivo

DA SUCURSAL DO RIO

O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) divulgou ontem a lista de dez filmes nacionais que receberão R$ 1,4 milhão através da compra de certificados de incentivo audiovisual. A compra destes certificados é limitada a R$ 200 mil por filme. Os dez filmes foram escolhidos de uma lista de 27 filmes que se apresentaram.
Os certificados foram criados pela lei do audiovisual, de julho de 1993. A empresa que adquirir estes certificados pode abater do IR (Imposto de Renda) até 1% de seu faturamento.
O principal critério utilizado, segundo o BNDES, foi o de escolher filmes que estivessem em fase de finalização, conforme acordo com o ministério da Cultura. Além disso, o BNDES também usou como critérios o perfil dos realizadores e atores, o potencial do retorno financeiro e a compatibilidade com a imagem do banco. O banco financiou em 1995, através de suas linhas de crédito normais, quatro filmes: "O Menino Maluquinho", "Jenipapo", "Um Céu de Estrelas" e "Os Matadores".'
Os filmes selecionados foram: "Buena Sorte", de Tânia Lamarca, "Cassiopéia", de Nello de Rossi, "Despertar dos Anjos", de Murilo Salles, "Doces Poderes", de Lúcia Murat, "Mário", de Hermano Penna, "O Amor está no Ar", de Amylton Almeida, "O Cego que Gritava Luz", de João Batista Andrade, "Sombras de Julho", de Marco Altberg, "Tieta do Agreste", de Cacá Diegues, e "Tiradentes", de Oswaldo Caldeira.

Texto Anterior: Coluna Joyce Pascowitch
Próximo Texto: Le Prince pode ter inventado o cinema
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.