São Paulo, sexta-feira, 29 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Comércio dos EUA tenta recuperar perdas

DANIELA FALCÃO
DE NOVA YORK

Assustados com o péssimo resultado das vendas durante o mês de dezembro, comerciantes dos EUA estão promovendo nesta semana queimas de estoque com descontos de até 60%.
As liquidações pós-Natal são parte da cultura do país. Como neste ano as vendas foram um fracasso, os descontos aumentaram. E em algumas lojas, a liquidação começou antes mesmo do dia 26.
No centro de Manhattan, o comércio está oferecendo descontos médios de 40%. Na Macy's (uma das principais lojas de departamentos da cidade), a liquidação irá até 15 de janeiro. Lojas de grife como Ann Taylor, Benetton e Gap também estão liquidando. Os descontos variam entre 30% e 50%.
O balanço final das vendas de dezembro só ficará pronto no início de janeiro, mas os lojistas afirmam que foi a pior temporada desde a recessão de 90 e 91.
Há três razões principais para o fracasso nas vendas de Natal: o enfraquecimento da economia norte-americana, aumento do endividamento da população e as tempestades de neve que atingiram a região nordeste, onde estão os principais centros consumidores.
A neve atrapalhou sobretudo as vendas na semana que antecedem o Natal e que é considerada a mais importante da temporada.
Pesquisa feita pela Johnson Redbood Services -empresa de consultoria- aponta que as vendas de 24 de novembro a 24 de dezembro de 95 cresceram apenas 3,9% em relação a 94.
Para Steven Kernkraut, analista da corretora Bear Stearns, haverá crescimento nos pedidos de falência em 96. "Pelo menos umas 2.000 lojas deverão fechar suas portas por causa do mau desempenho em dezembro", afirmou.
Os analistas afirmam que outra razão que ajuda a explicar o desaquecimento nas vendas é a demora dos lojistas em responder à mudança de gosto dos consumidores.
A alta taxa de juros também prejudicou as vendas, pois os consumidores estão evitando comprar a crédito, forma de pagamento mais popular nos Natais passados.

Texto Anterior: Governo unifica alíquota do II
Próximo Texto: Dívida externa tem parcelas definidas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.