São Paulo, sexta-feira, 29 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

General russo desafia partido e lança candidatura à Presidência

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O general reformado Alexander Lebed, um dos mais populares homens públicos da Rússia, partiu para a ofensiva eleitoral. Ontem, disse que vai manter sua candidatura à Presidência, a despeito do fraco desempenho de seu Congresso das Comunidades Russas nas eleições parlamentares. Ele enfrenta a concorrência interna do vice-líder do partido, Iuri Skokov, que também almeja ser candidato.
O partido não conseguiu os 5% de votos necessários para eleger candidatos pelas listas partidárias (mas pôde eleger deputados nas disputas diretas nos distritos).
O resultado, na verdade, pode ter fortalecido o caráter populista da candidatura de Lebed, que disse: "Estou no meu 46º ano e tomo decisões sozinho", ou seja, sem consultar o partido.
Lebed sonha com o apoio dos neocomunistas, mas o principal líder do Partido Comunista, Guennadi Ziuganov, se tornou a nova estrela da política russa e deve concorrer.
O último líder soviético, Mikhail Gorbatchov, voltou a dizer que pensa em ser candidato. "Se eu fosse candidato, as pessoas votariam em massa -pró ou contra. Gorbatchov não deixa ninguém indiferente", disse, referindo-se a si na terceira pessoa.
O presidente Boris Ieltsin também ganhou força: o partido do premiê Viktor Tchernomirdin, Nosso Lar É a Rússia, terceira força do país, prometeu apoiá-lo. Tchernomirdin não concorreria.

Texto Anterior: Amante quer se casar com Charles, diz jornal
Próximo Texto: Síria e Israel encerram 1ª fase de negociação
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.