São Paulo, sábado, 30 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Grupo Villares passa por reformulação

MALU GASPAR; PAULO PEIXOTO
DA REPORTAGEM LOCAL

PAULO PEIXOTO
O grupo Villares está passando por uma reformulação administrativa. A Indústrias Villares S/A vai se transformar em holding (empresa controladora), com funções meramente administrativas.
A partir de terça-feira, a Atlas -hoje uma divisão de elevadores- passa a ser uma empresa autônoma e assume a dívida de US$ 170 milhões do grupo junto ao mercado financeiro.
Com o nome Elevadores Atlas, a empresa abrirá o capital (vai negociar ações em Bolsa) e buscará recursos externos na tentativa de resolver o problema da dívida.
Já a Aços Villares vai incorporar a Eletrometal (subsidiária da Acesita), para produzir aços especiais não-planos de alta liga (usados na fabricação de ferramentas inoxidáveis).
A Acesita está transferindo o controle da Eletrometal e, em troca, participará com 12% do capital total da Aços Villares.
O negócio, que será concretizado em janeiro, envolve cerca de US$ 76 milhões. O principal objetivo é ganhar competitividade no mercado externo.
"Em uma economia globalizada, temos que criar empresas do tamanho das empresas mundiais", afirmou Wilson Brumer, presidente da Acesita.
Segundo ele, mesmo com a incorporação, a produção, que passará a ser de 72 mil toneladas/ano, ainda será inferior à das maiores indústrias desse segmento no mundo -capazes de fabricar entre 140 mil a 167 mil toneladas/ano.
A incorporação vai fazer com que a Aços Villares detenha 75% do mercado interno de aço de alta liga. Os outros 25% pertencem à Aços Finos Piratini, diz Brumer.
As modificações na estrutura administrativa do grupo são o último passo de um processo de reengenharia promovido desde 1991.
O primeiro passo foi abandonar os setores de bens de capital, indústria de base, informática e telecomunicações, principais responsáveis pela dívida da Villares.
O grupo, até então familiar, vendeu parte das ações a outras empresas (Grupo Sul América e Acesita). Desde o início de 95, a Acesita possui 31% das ações da Indústrias Villares.

Texto Anterior: Receita diz que prazo para entrega do IR em 96 não será prorrogado
Próximo Texto: Estratégia é abrir mercado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.