São Paulo, sábado, 30 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Eliane Elias lança CD de solos e duetos e prepara turnê brasileira

CARLOS CALADO
ESPECIAL PARA A FOLHA

Depois de conquistar um lugar no disputado cenário do jazz, a pianista brasileira Eliane Elias dá outro passo decisivo em sua carreira internacional. Lança o CD "Solos and Duets" (Blue Note-EMI), que a estabelece de vez entre os principais solistas do gênero.
O prestígio da paulistana, radicada desde 1981 nos EUA, pode ser medido pelo calibre do convidado que ela introduz no disco: ninguém menos que o pianista norte-americano Herbie Hancock.
"Eliane é um talento raro", elogia Hancock, em texto incluído na contracapa do CD. "Ela é de uma nova geração de pianistas agressivos que atacam música como uma leoa ataca sua presa, ao mesmo tempo expressando dentro de sua paixão uma ternura que às vezes me leva às lágrimas."
Essa parceria ocupa seis das 11 faixas do disco. Além de interpretarem a clássica "The Way You Look Tonight" (de Fields e Kern) e "Just Enough" (do próprio Hancock), Eliane e seu convidado criaram juntos as quatro partes da suíte "Messages" (Mensagens).
"Foi como se nós dois falássemos uma só voz. Havia uma sintonia tão forte entre nós, como se estivéssemos lendo a mente um do outro, que Herbie sugeriu o nome 'Messages"', explica ela.
Nas cinco faixas restantes, Eliane exibe seus solos. Esbanja uma técnica irretocável, acompanhada por muita imaginação e sensibilidade musical. Com o máximo de liberdade, ela recria os "standards" "Autumn Leaves", "The Mascarade Is Over", "All the Things You Are" e "Have You Met Miss Jones" --esta ligada a "Joy Spring" (de Clifford Brown).
O repertório se completa com "Asa Branca", o clássico baião de Luiz Gonzaga, que a pianista quase transforma em uma peça de Heitor Villa-Lobos. A parceria de Eliane e Hancock agradou tanto a ambos que vai se estender aos palcos. O duo de pianistas já agendou uma turnê pelo Brasil, prevista para a primeira quinzena de junho.
Além de São Paulo e Rio de Janeiro, outras capitais devem entrar no roteiro dessa turnê. A definição dos locais vai depender da viabilidade de se contar com dois pianos de primeira linha.
Caetano e Gil
Com lançamento previsto para o final de 96, esse álbum será o quarto de uma série beneficente. Primeiro saíram os dois volumes de "A Very Special Christmas", gravados por astros do pop.
Há dois meses foi lançado o CD "Jazz to the World", que destaca vários músicos de jazz, incluindo a própria Eliane Elias.

Disco: Solos and Duets
Artista: Eliane Elias
Participação: Herbie Hancock
Lançamento: Blue Note/EMI
Quanto: R$ 20 (em média)

Texto Anterior: Silva Gomes compôs música religiosa e militar
Próximo Texto: Isaac Hayes volta fiel ao soul em dois lançamentos nostálgicos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.