São Paulo, domingo, 31 de dezembro de 1995
Próximo Texto | Índice

Segurança da casa é fundamental nas férias

DA REPORTAGEM LOCAL

Férias são para esquecer os problemas, relaxar, descansar. Mas de uma preocupação é impossível fugir: a segurança do imóvel que fica fechado por longos períodos.
Algumas providências devem ser tomadas para assegurar a tranquilidade dos veranistas.
No campo da parafernália eletrônica, o mercado oferece sofisticados alarmes e sistemas de segurança. Para garantir a casa ou apartamento contra acidentes inesperados, uma boa opção é fazer um seguro residencial.
"Mas o melhor é promover a colaboração solidária entre os vizinhos", diz o delegado-chefe da Delegacia de Crimes Contra o Patrimônio, Francisco Basile.
Ele explica que a colaboração entre vizinhos significa que, quando um viaja, o outro cuida de sua casa. E vice-versa.
Dessa maneira, por exemplo, o proprietário pode deixar uma chave para que seu vizinho recolha correspondências. "Correspondência acumulada é sinal de casa vazia", afirma Basile.
Outro cuidado que o vizinho pode tomar é ligar uma luz externa da casa durante a noite e desligá-la pela manhã. Um assaltante sabe que, se a luz está acesa durante o dia, é sinal de que o dono da casa está viajando.
Mas, para essa colaboração dar certo, é necessário que todos cumpram o combinado. "Cada um tem de cuidar da casa do vizinho como gostaria que ele cuidasse da sua."
Para quem mora em apartamento, o fundamental é, durante o ano, batalhar para que os funcionários do edifício recebam orientação de segurança patrimonial.
"O condômino tem de viajar seguro de que o zelador vai cuidar direito do prédio", diz Carmem Annunziatto, da Megatrends, empresa especializada em treinamento de funcionários de edifícios.
O melhor é deixar uma cópia com o síndico ou com uma pessoa de confiança. Nesse caso, deve-se avisar o síndico de que essa pessoa pode entrar no apartamento.
Outro cuidado importante diz respeito às fechaduras das portas e às travas das janelas. As mais recomendadas são as fechaduras e travas quádruplas, que têm quatro pontos de engate da chave, ao invés dos dois das normais.
É preciso também desligar todos os aparelhos elétricos da tomada. Se houver aquecedor central, também deve ser desligado.

Próximo Texto: PROTEJA A SUA RESIDÊNCIA E VIAJE TRANQÜILO
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.