São Paulo, domingo, 31 de dezembro de 1995
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Esotéricos dominaram 1995

DA REDAÇÃO

O ranking Datafolha dos livros mais vendidos de 1995 mostra uma clara preferência do público por obras esotéricas e de auto-ajuda. De um total de 20 livros das duas categorias -ficção e não-ficção-, 12 filiam-se aos temas (leia lista ao lado).
Para reforçar ainda mais o domínio, a primeira colocação, nas duas categorias, é de livros esotéricos -os dois recordistas de permanência no ranking: "A Profecia Celestina" (na lista há 11 meses consecutivos), de James Radfield, em ficção, e "Anjos Cabalísticos" (16 meses), de Mônica Buonfiglio, em não-ficção.
Outra demonstração de força, aliás, é a presença de dois livros de Buonfiglio, Paulo Coelho e Zibia Gasparetto no ranking -os únicos autores que conseguiram colocar mais de um livro.
As biografias também mantiveram-se em alta no ano. "Chatô", de Fernando Morais, e "Mauá", de Jorge Caldeira, ficaram na quarta e na quinta posições, respectivamente, na lista de não-ficção.
Em dezembro, a liderança da lista de ficção ficou para "O Xangô de Baker Street", de Jô Soares. O livro do humorista segue, assim, imbatível desde outubro, quando tirou "O Mundo de Sofia" da primeira colocação.
"Xangô" é, ainda, o presente de Natal mais citado pelos leitores, com 9% de preferência, seguido por "O Mundo de Sofia" e "Benjamin", de Chico Buarque, ambos com 3%.
Já a lista de não-ficção de dezembro tem "A Estrada do Futuro" -outra obra estreante no ranking- na primeira posição.
Estréiam também na lista os dois volumes do "Diário" do presidente Getúlio Vargas, "A Divina Comédia dos Mutantes", que conta a história de uma das principais bandas de rock do país, e um novo livro de Paulo Coelho.
Metodologia
A pesquisa Datafolha dos livros mais vendidos foi realizada nos dias 9, 12 e 13 de dezembro.
Foram entrevistados 1.947 compradores, que adquiriram um total de 3.099 livros em 30 livrarias distribuídas pela cidade de São Paulo. Em média, foi adquirido 1,6 livro por entrevistado.
Apesar de compreender apenas São Paulo, a pesquisa é a mais confiável do país, pois apura a venda com o próprio leitor, por meio do "flagrante de compra": o comprador é abordado pelo pesquisador logo após ter adquirido o livro.
Publicada pelo Mais! no último domingo de cada mês, a pesquisa do Datafolha é coordenada por Adilton Dantas, auxiliado por Fábio Tura e Luiza M. dos Santos.
Os trabalhos de campo foram de responsabilidade de Ailton A. Gobira, auxiliado por Maria Aparecida S. de Oliveira e Wlademir Costa da Silva.
A coordenação do Datafolha é exercida pelos sociólogos Antonio Manuel Teixeira Mendes e Gustavo Venturi, tendo como assistente Mauro Francisco Paulino.

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