São Paulo, domingo, 31 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CNPq e SBPC foram idéia de acadêmicos

VANESSA DE SÁ
DA REPORTAGEM LOCAL

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) foi fundada, em 1949, por sugestão de pesquisadores da Academia Brasileira de Ciências, baseados na Associação Americana para o Avanço da Ciência (American Association for the Advancement of Science, ou AAAS).
Depois da Segunda Guerra, o Almirante Álvaro Alberto, presidente da ABC entre 1949 e 1951, resolveu fundar um órgão de auxílio à pesquisa: o Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq), fundado em 1951 pelo então presidente Getúlio Vargas. Álvaro Alberto foi o primeiro presidente da instituição.
"A Academia foi muito importante na história da ciência e tecnologia brasileira", disse Israel Vargas. O ministro conclui: "Antes mesmo da conferência (da ONU, sobre o meio ambiente) de Estocolmo, um pesquisador brasileiro, Pacheco Leão, criou, junto à Unesco, um programa 'O Homem e a Biosfera', sobre o meio ambiente e a biodiversidade".
(VS)

Texto Anterior: Membro fundou 1ª rádio
Próximo Texto: Por que o papagaio fala?
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.