São Paulo, domingo, 31 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Entenda o 'Daisyworld'

DA REDAÇÃO

"Daisyworld, mundo das margaridas, é a menina dos olhos de James Lovelock.
Um dos obstáculos à aceitação de Gaia é que a teoria parece violar a idéia de que toda evolução ocorre por meio de genes individuais, sem nenhum mecanismo global que regule o sucesso ou fracasso das espécies.
"Daisyworld" mostra como é possível conciliar o comportamento "egoísta" de espécies, que competiriam para reproduzir seus próprios genes, e um ambiente equilibrado.
"Daisyworld" é um planeta imaginário que gira ao redor da estrela Sol. É habitado por duas espécies de margaridas: claras e escuras.
Elas crescem melhor a 20oC. Morrem a temperaturas inferiores a 5oC ou superiores a 40o.
A brancura das margaridas claras reflete a luz do Sol e ajuda o planeta a esfriar, enquanto margaridas escuras absorvem a luz solar e aquecem o planeta.
Quando a temperatura é mais baixa, margaridas claras têm tendência a resistir menos que as escuras.
Mas, à medida que cresce a população de margaridas escuras no planeta, o planeta todo se aquece. Aí passa a ser vantajoso para uma espécie refletir a luz solar.
Então proliferam as margaridas claras, e as escuras resistem menos. A temperatura do planeta cai.
O pesquisador fez generalizações do modelo com mais de cem espécies e diferentes variáveis físicas e químicas (não só temperatura).

Texto Anterior: O renascimento da teoria de Gaia
Próximo Texto: Relatório prevê que temperatura da Terra suba quatro graus até 2100
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.