São Paulo, domingo, 31 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Volkswagen recebe mais reclamações

ROSANGELA DE MOURA
FREE-LANCE PARA A FOLHA

A Volkswagen lidera o ranking de reclamações dos leitores do caderno Veículos, com 48 queixas das 394 cartas publicadas entre janeiro e dezembro de 1995 -incluindo as desta edição.
O Gol foi o carro que recebeu maior número de reclamações, com um total de 20 cartas.
Os principais defeitos apontados pelos proprietários foram ruídos no motor, barulhos na suspensão, problemas de acabamento e falta de peças de reposição.
Segundo a montadora, o Gol está sujeito ao maior número de reclamações por ser o modelo mais vendido no mercado nacional pelo nono ano consecutivo.
A VW esclareceu ainda que toda a indústria automobilística foi atingida pela falta de autopeças, principalmente para reposição, devido ao aumento de produção.
O segundo da marca mais criticado foi o Logus, com oito queixas. Os defeitos que mais incomodaram os proprietários foram barulhos na suspensão, superaquecimento e falhas de acabamento.
O Mille é o modelo da Fiat que lidera as reclamações da montadora -com 16 cartas- e também o segundo no ranking geral, atrás apenas do Gol. A demora na entrega dos modelos pelo sistema Mille On-Line foi a principal queixa.
Entre os carros da GM, o Corsa ficou com primeiro lugar, com sete cartas. As principais queixas foram demora na entrega dos carros e problemas ligados à instalação de equipamentos de som.
A Ford, que liderou o ranking em 94, é a montadora com menos reclamações neste ano. O Escort continua o líder de queixas.
Informações sobre modelos de carros e de motos (71), solicitações de endereços (44), comentários e opiniões gerais (40) e dúvidas mecânicas (37) foram os outros assuntos publicados.
Foram recebidas 11 reclamações sobre carros importados (não estão incluídos os trazidos pelas montadoras nacionais), sendo seis da Renault, uma da Citroën, uma da Asia, uma da Hyundai, uma da Volvo e uma da Chrysler.
Houve, também, seis queixas de proprietários de motocicletas. Todas se referiam à falta de peças de reposição da marca Honda.

Texto Anterior: Chamonix Spyder 550i é rápido e muito estável
Próximo Texto: Salão mostra maior moto do mundo; GM constrói nova fábrica na Argentina; Rover desenvolve novo automóvel; Começa 1º etapa do rali Granada-Dakar
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.