São Paulo, domingo, 31 de dezembro de 1995
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Corsa Sedan é o campeão em consumo de gasolina

DA REDAÇÃO

O projeto, mais recente entre os carros de sua faixa, e o ótimo motor ajudam a explicar a vitória do Corsa Sedan em consumo de gasolina. Sua injeção eletrônica multiponto é muito eficiente.
Há bastante força no motor em qualquer rotação, o que ajuda a evitar acelerações bruscas e reduções de marchas.
O segundo colocado, o Mille EP, da Fiat, deveria, pela lógica, ser o campeão de economia, por ser menor, mais leve e com motor menor que o do Sedan.
Só que o "popular de luxo" da Fiat privilegia o desempenho, prejudicando o consumo. Não houve teste do Corsa Wind -outro sério candidato ao título de mais pão-duro- neste ano.
Por não ter praticamente novidades na linha 95, o Escort Hobby -outro campeão de economia- não foi testado em 95.
Entre os importados, o Fiesta lidera com folga. A média, entre cidade e estrada, foi de 14,5 km/l. Seu motor, apesar de ter concepção antiga, gasta muito pouco.
Em seguida no ranking, surgem dois carros maiores e mais potentes -o Peugeot 306 S16 e o Passat 2.0. O francês, apesar de esportivo, consegue manter o consumo baixo.
Ano que vem, o Fiesta passa de importado a nacional (leia texto abaixo). O Mille e o Corsa Wind deverão ter motores com injeção multiponto, o que permitirá consumo mais baixo.
Freios
O importado Chevrolet Astra GLS 2.0 e a nacional Volkswagen Parati GLS 2.0 -junto com o Fiat Tempra Stile- têm os melhores freios testados pela Folha em 95.
Os modelos percorreram 30,3 e 33,5 metros, respectivamente, depois de terem os freios acionados aos 100 km/h -teste simulado para caracterizar situação de pânico.
Isso quer dizer o seguinte: depois que o motorista avista o perigo à sua frente e aciona os freios do Astra GLS, por exemplo, a 100 km/h, o carro ainda percorre 30 metros, ou quase toda a altura do estádio do Maracanã, que é de aproximadamente 32 metros.
No ranking dos melhores desempenhos do ano passado, o campeão dessa prova foi o BMW 318i, com 31 metros percorridos depois da frenagem. Entre os nacionais, o Uno Turbo foi o carro que se destacou em 94: 33 metros.
A curiosidade deste ano fica por conta da ausência de sistema antibloqueio de rodas (ABS) no campeão de frenagem, o Astra GLS.
Esse sistema não permite que as rodas travem quando os freios são acionados, evitando que o carro deslize sobre o asfalto e, dessa maneira, demore mais para parar.
O ABS também permite ao motorista controlar melhor o carro em situações de emergência.
Tanto o Tempra Stile quanto a Parati GLS, nas versões testadas, tinham esse equipamento, que, na maioria dos casos, é oferecido à parte -como opcional.

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