São Paulo, quarta-feira, 1 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Equipamento eletrônico substitui guias convencionais em museus

FREE-LANCE PARA A FOLHA

A galeria Tate, em Londres, inaugurou ontem a instalação do Inform, um equipamento de áudio dotado de microprocessador, que dá aos visitantes explicações sobre as obras expostas através de aparelhos telefônicos, com as vozes de críticos e artistas.
O sistema de áudio digital foi criado pela empresa Acoustiguide, especializada em assuntos turísticos desde 1958 e é ideal para museus e galerias.
O programa está armazenado em cartões magnéticos e guarda um grande volume de dados, podendo ser alterado para diversos idiomas, atualizado e adaptado para diferentes audiências, como para crianças.
Transforma-se também em um tradutor durante palestras e conferências e permite sincronizar sons com as imagens de vídeos e também de filmes.
O acesso às informações é feito com a introdução do cartão magnético no aparelho telefônico e pela digitação dos números correspondentes às informações sobre a obra desejada.
O áudio também está disponível em fones de ouvido com controle de volume, adaptados aos usuários com problemas auriculares.
O sistema também está sendo usado nos museus do Louvre, em Paris, no Kunsthaus, em Zurique (Alemanha), no Museu de Arte de Filadélfia e no Sea World, na Flórida (USA).

ONDE SABER MAIS
ACOUSTIGUIDE LIMITED: 188 Sutton Court Road, Londres W4 3HR, fax. (044-81) 995-6195

Texto Anterior: Sai nova revista em disquete
Próximo Texto: Chegam dois novos modelos de joystick
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.