São Paulo, segunda-feira, 6 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pessoa física deve ter leasing em março

MARCOS CÉZARI
DA REPORTAGEM LOCAL

O leasing (arrendamento mercantil) para pessoas físicas está chegando ao país.
"A expectativa é que em março o mercado já esteja operando com mais essa linha de financiamento".
A afirmação é de Antônio Bornia, 59, presidente da Abel (Associação Brasileira das Empresas de Leasing).
Hoje, o mercado brasileiro trabalha com leasing apenas para pessoas jurídicas ou profissionais autônomos (pessoas físicas que trabalham por conta própria).
Bornia diz que no próximo dia 14 haverá uma reunião entre a Abel e a diretoria de normas do Banco Central (BC) para definir os últimos detalhes referentes à implantação do sistema.
Já está redigida uma minuta de resolução sobre o assunto.
O objetivo, afirma Bornia, é estender o leasing a todas as pessoas físicas, independentemente de serem profissionais autônomos ou liberais.
A proposta de uso do leasing também pelas pessoas físicas foi levada ao BC após a realização de estudo feito pela Abel sobre o mercado brasileiro.
"O potencial do mercado nacional é muito grande", afirma o presidente da Abel.
Seu otimismo baseia-se no desempenho do mercado no ano passado, que teve crescimento superior a 45% sobre 93.
Para este ano o presidente da Abel prevê aumento superior a 30% em comparação a 94.
Bornia diz que a estabilidade econômica com o real vem mostrando reflexos positivos e projeta um ano (1995) bastante otimista para o setor de leasing dentro do cenário nacional.
Essa estabilidade e os juros menores criaram um clima favorável para os investimentos, especialmente se o Congresso aprovar as reformas pedidas pelo presidente Fernando Henrique. Por isso, o presidente da Abel acredita que "o leasing terá papel fundamental no desenvolvimento do país."
Bornia diz que a possibilidade de as pessoas físicas comprarem produtos com prazos de financiamentos mais longos (24, 36 ou 48 meses) que os atuais não vai acelerar o consumo, pois "o leasing é um produto voltado para a área de investimentos".

Mesmas regras
Pela proposta da Abel, o leasing para pessoas físicas incluirá todos os tipos de bens, como veículos, máquinas, equipamentos, eletroeletrônicos e outros, nacionais ou importados.
As regras de funcionamento não sofreriam mudanças em relação às atuais —prestações reajustadas pela TR (Taxa Referencial) ou variação cambial, quando contratada em moeda estrangeira.
As fontes de recursos das arrendadoras viriam de capital próprio, debêntures, empréstimos externos e outros. Os prazos de arrendamento serão definidos de acordo com o valor de cada bem.

Texto Anterior: Mercosul consome 13,6% das exportações
Próximo Texto: COMO FICA SUA APLICAÇÃO
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.