São Paulo, segunda-feira, 6 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasil ocupa última colocação em prova aplicada por americanos

DA REPORTAGEM LOCAL

O ETS (Educational Testing Service), em Priceton (nordeste dos EUA), é uma instituição privada para pesquisas no campo da educação.
O último teste sobre a educação mundial foi realizado em 1992 em 19 países, analisando estudantes de 13 anos nas áreas de matemática e ciências.
O país que obteve o melhor resultado foi a Coréia do Sul com 78 pontos na prova de ciências e 73, na de matemática, num total de cem.
O Brasil, onde foram analisadas as cidades de Fortaleza e São Paulo, fez 53 pontos (SP) e 46 (CE) na prova de ciências ficando em último lugar. No teste de matemática, o país conseguiu 37 (SP) e 32 (CE), ganhando apenas de Moçambique, que só participou desta prova.
A Coréia do Sul é o país com mais dias letivos, ao lado de Taiwan. Mas, são os coreanos que assistem às aulas com muita gente na classe: 49 alunos por sala.
A Suíça apresenta uma média de 18 alunos por classe e tem 207 dias letivos por ano, mas ficou em terceiro lugar, com 74 pontos na prova de ciências e 71 na de matemática.
Portugal ficou com suas médias parecidas com as brasileiras. Conseguiu 63% em ciências e 48% em matemática. As mais baixas da Europa.

Texto Anterior: Escola estadual pode passar por avaliação a partir do 2º semestre
Próximo Texto: Colégios programam cursos extraclasse
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.