São Paulo, segunda-feira, 6 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Índice

Fumantes ingerem inseticidas e outras 4.000 substâncias tóxicas

KATHY WOLLARD

Os cigarros contêm entre 2.000 e 4.000 substâncias químicas, algumas naturalmente presentes nas folhas de tabaco, outras que são adicionadas para dar sabor ou ajudar na queima.
Muitas dessaas substâncias que aparecem durante a queima do cigarro são classificados como perigosas ou cancerígenas.
Entre esses gases venenosos estão o cianeto (um gás que interfere no transporte de oxigênio para o pulmão, e pode causar problemas respiratórios), o formaldeído (esse gás pode causar danos aos olhos) e o monóxido de carbono, o gás mortal e inodoro encontrado nos escapamentos de carro.
A fumaça do cigarro também leva para os pulmões o inseticida usado nas plantações de tabaco. Quando a pessoa traga, apenas 30% das partículas queimadas são expelidas. O resto fica nos pulmões.
Depois de anos inalando partículas queimadas e gases tóxicos, os pulmões mudam. Os alvéolos —responsáveis pela "limpeza" do sangue. É lá que o sangue elimina o dióxido de carbono e o substitui por oxigênio. O cigarro destrói esse processo.
Com o passar dos anos, alguns fumantes desenvolvem efizema —quando seus alvéolos ficam tão prejudicados que já não recebem oxigênio. O fumante fica ofegante ao menor exercício —mesmo andar pela sala. O efizema pode até matar.
Muitos fumantes adquirem câncer de pulmão. As células começam a se dividir loucamente, perdendo sua função. O tumor pode atingir outros órgãos.
O cigarro pode causar também doenças cardíacas e problemas no sistema imunológico, já que ele tem que fazer "hora extra" no trabalho de livrar o organismo de elementos tóxicos.
Filhos de fumantes também sofrem. Quando as mães fumam durante a gravidez, seus bebês normalmente nascem com capacidade pulmonar reduzida. Inalar a fumaça do cigarro dos outros também prejudica os pulmões e coração de não-fumantes. Cientistas descobriram que, na superpoluída Los Angeles, 1% da poluição vem dos cigarros.

Texto Anterior: Qual é o peixe mais pesado do mundo?
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.