São Paulo, segunda-feira, 6 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Norte-americana vence festival na França

AMIR LABAKI
DO ENVIADO ESPECIAL A CLERMONT-FERRAND

O curta-metragem norte-americano de ficção "The Salesman and Other Adventures", de Hannah Weyer, surpreendeu a todos e recebeu na noite de sábado o Grande Prêmio do 7º Festival Internacional do Curta-Metragem de Clermont-Ferrand (centro da França).
Influenciada por Hal Hartley, Weyer articula com fluência mas pouca originalidade cinco historietas de subúrbio, ambíguas e tragicômicas, em torno da passagem de um caixeiro-viajante. Foi uma decisão polêmica para uma fraca competição entre 71 filmes de 43 países.
O prêmio especial do júri foi para "Sara", drama familiar da norueguesa Maria Sodahl. A crítica escolheu "Não Chore, Rinoceronte", de Temir-Bek Birnazarov, sobre um triste garoto na ex-URSS.
Nenhum dos três concorrentes brasileiros ("Amor", "Extingue" e "A Matadeira") saiu premiado.
O Grande Prêmio para curta francês foi para "Eternelles", de Erick Zonca, sobre o impacto da perda da avó sobre um jovem pedreiro. A mostra "Um Século em Curtas", dedicado aos cem principais curtas do centenário do cinema, mereceu uma menção especial da crítica.
Uma seleção dos destaques de Clermont-Ferrand será exibido em agosto próximo pelo 6º Festival Internacional de Curtas-Metragens do MIS-SP.

Texto Anterior: Top produtores produzem o hit
Próximo Texto: Cabrera Infante ataca Gabriel Garcia Márquez
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.