São Paulo, terça-feira, 7 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Preço do papel jornal no mercado mundial deve subir 37% até maio

DE NOVA YORK

O preço do papel jornal deve subir 37% entre janeiro e maio deste ano, segundo o jornal norte-americano "The New York Times". O jornal obteve o cálculo através da estimativa de preços anunciada pela Pulp & Paper Week e Salomon Brothers.
Segundo dados da American Forest e da Paper Association, o gráfico da demanda de papel se aproxima da capacidade máxima registrada este ano para suprir as indústrias norte-americanas.
A estimativa para os próximos três anos é de que a demanda seja maior que a oferta de papel, o que acarretaria em disparo do preço do papel jornal.
Segundo a gerente de comunicações do Newspaper Association of America, Delisa Saunders, a crise do papel está obrigando muitos jornais americanos a reduzir seu número de páginas. "Os jornais já cortaram o desperdício de papel e estão investindo em tecnologia para reduzirem ainda mais as perdas", afirmou à Folha.
O preço do papel é responsável por 20% dos custos de um jornal, segundo o jornal "The New York Times". "O papel é tido atualmente como o segundo custo mais alto dos jornais americanos, depois do salário dos funcionários."
A crise de papel tem provocado redução do quadro de funcionários de muitas empresas, diminuição do espaço para noticiários e, em última instância, corte de páginas.
"Não existe uma maneira de os jornais cobrirem os gastos com assinaturas ou publicidade", afirmou ao jornal o editor do tablóide nova-iorquino "Daily News".

Texto Anterior: Cidades do PE protestam contra corte
Próximo Texto: Para cardeal, drogado não deve ser preso
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.