São Paulo, terça-feira, 7 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Filme paulistano' retrata meninos de rua

LEON CAKOFF
ESPECIAL PARA A FOLHA, DE TEERÃ

Kiarostami gostava de se perder por São Paulo. Andava como se fosse uma câmera subjetiva, como se estivesse filmando com os olhos. Em uma dessas vezes passou a seguir uma menina de rua, negra, entre 12 e 13 anos.
Ficou impressionado com a sua desenvoltura, a elegância do andar, por entre carros e pessoas da av. Paulista. Como uma câmera, aproximou-se dela várias vezes, quase colando o seu rosto no dela, sem ela nunca perceber que estava sendo "filmada" por um mestre do cinema contemporâneo.
Em uma dessas aproximações, a menina comeu restos de um hambúrguer no lixo de um "fast-food" e em outra ela achou uma revista feminina num lixo de escritório. Ela folheou a revista, separou algumas páginas de figurinos e continuou andando.
"A menina não pedia esmola, era simplesmente a dona de um espaço invadido por carros, ruídos e gente estranha", observaria Kiarostami naquela noite de fim de outubro. Em seguida ela encontraria um amigo de rua, que anda sempre com um jornal debaixo do braço e que também parece dominar a situação na avenida.
Kiarostami voltou ao seu quarto de hotel e começou a chorar e a escrever o que viu e sentiu. Começava a nascer "The Good, Good Citizen". Kiarostami pretende recriar esta situação e rodar o filme ao longo de toda a avenida Paulista, como se fosse um filme sem cortes. Pelos cruzamentos da Paulista passariam as informações culturais do país.
Além das meninas e dos meninos de rua, Kiarostami quer no elenco do filme os atores Patrick Bauchau e Maria de Medeiros, que também conheceu em São Paulo. Em fax recebido de Paris no dia deste encontro em Teerã, Kiarostami lia os primeiros elogios da sua produtora francesa a "The Good, Good Citizen": "Tem um clima de filme de Hitchcock. Gosto muito da idéia do 'filme-ônibus'." (LC)

Texto Anterior: Diretor fez primeiro longa em 74
Próximo Texto: Coluna Joyce Pascowitch
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.