São Paulo, terça-feira, 7 de fevereiro de 1995
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Rolamento pode causar zumbidos e vibrações

ROSANGELA DE MOURA
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Um ruído constante na roda, parecido com um zumbido, pode ser sinal de que o rolamento está danificado. Esse barulho estranho nem sempre está associado à vibração na direção.
Renato Fernando Botelho, 32, engenheiro de aplicação da fábrica de rolamentos SKF recomenda levantar o veículo para avaliar o nível de ruído, imprimindo rotação constante às rodas.
Botelho diz que um rolamento avariado, com folga excessiva ou com excesso de torque na porca do cubo de roda vai transmitir forte ruído, notado principalmente dentro do carro.
Segundo ele, ao se notar um ruído anormal é necessário conferir o torque de aperto da porca. Se o barulho permanecer é porque o rolamento deve mesmo ser substituído.
A função dos rolamentos na suspensão do carro é a de suportar o peso do veículo e permitir o movimento das rodas com o mínimo de atrito possível.
Os rolamentos estão danificados quando começam a aparecer descascamentos das pistas (a parte interna onde rodam as esferas) e nas próprias esferas.
Impacto na roda (cair em buraco, raspar ou subir em guia), submeter o carro às inundações e estradas de terra, direção agressiva (cantar pneus em curva e excesso de velocidade) e manutenção incorreta (mexer em outros componentes da roda e trabalhar com rolamento fora da folga especificada pelo fabricante) encurtam a vida útil do rolamento.
Botelho afirma que não existe uma regra para a troca do rolamento. "Ele pode ser substituído antes de 1.000 km ou ter a sua vida útil superior à do veículo."
Mas, nas condições brasileiras (estradas e maneira de conduzir o veículo), a troca é feita em média com 80 mil km, segundo Botelho.

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