São Paulo, quarta-feira, 8 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Técnica de contenção é simples

DA REPORTAGEM LOCAL

O engenheiro Falcão Bauer, especialista em edificações, afirmou que dezenas de técnicas simples e baratas podem ser utilizadas para conter desabamentos em morros.
As estacas de areia —furos de 25 centímetros de diâmetro feitos na terra e cheios de areia— podem conter o deslizamento.
"A areia drena a água e a leva para o fundo da terra evitando que a superfície fique encharcada."
Segundo Bauer, quando a terra na superfície molha, fica de 30% a 40% mais pesada e tende a cair.
Gramar os morros, "pintar" a terra com asfalto, colocar plásticos sobre a terra ou blocos de concreto nas encostas são soluções mais baratas do que muros de arrimo e, segundo Bauer, funcionam.
A canalização de fossas não é feita nos morros porque não há água encanada. Mas pequenas canalizações, que evitem que o esgoto infiltre na terra, também ajudariam a prevenir os desabamentos.
A Secretaria das Administrações Regionais diz que a prefeitura usa "milhares de técnicas" para conter encostas. Para cada local é estudada a técnica adequada.
Em Pirituba, onde houve explosão de uma casa de umbanda, foram colocados plásticos sobre a terra para evitar deslizamento.

Texto Anterior: Frente fria deve deixar SP
Próximo Texto: Centro esportivo abriga vítimas de desabamento
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.