São Paulo, quarta-feira, 8 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Índice

Serrano expõe fotos de sem-teto

DANIELA RIBEIRO
DE NOVA YORK

Andres Serrano é o artista responsável por abordar o caráter social e político dos negros americanos em "Black Male". Com quatro gigantes painéis fotográficos, Serrano registra expressões quase proféticas de "homeless men" (homens sem-teto).
Serrano é considerado um dos mais importantes e expressivos artistas vivos. No último dia 27, foi aberta sua individual "Andres Serrano - Works 1983-1993", no The New Museum of Contemporary Art, de Nova York, um panorama de dez anos de sua produção.
As séries de fotos e montagens enfoca diversos temas, sempre de forma perturbadora: a morte e desintegração do corpo, a Igreja Católica, o movimento Ku Klux Klan.
Um dos trabalhos expostos é o polêmico "Piss Christ" (1987), um retrato de Cristo na cruz, envolto por uma luz dourada e bolhas de jatos de um líquido. A imagem foi condenada pela Igreja Católica, que a considerou uma blasfêmia à imagem de Cristo.
Ashton Harris
Uma das séries de foto mais perturbadoras de "Black Male" é de Lyle Ashton Harris, que enfoca o negro através do homoerotismo. "Constructs" é uma série de auto-retratos de Harris em quatro "modelos" que fundem masculinidade e androginia, drag queens e austeridade de macho.
(DR)

Texto Anterior: Exposição questiona imagem do negro americano
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.