São Paulo, quarta-feira, 8 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estudante cria páginas de apresentação em multimídia

MARIJÔ ZILVETI
DA REPORTAGEM LOCAL

Estudante cria páginas de apresentação em multimídia
Estudos, cursos e compra de livros acontecem pela rede
Tudo começou com uma simples mensagem por correio eletrônico em 1991. Rodrigo Siqueira tinha então 20 anos e já era assíduo frequentador dos bancos escolares da Poli, onde cursa hoje o quinto ano de engenharia elétrica.
O tempo passou e Rodrigo vai bem, obrigado. Continua na faculdade, mas se dedica integralmente a outra atividade. Trabalha no Laboratório de Sistemas Integráveis da Poli e coordena a rede w3 da USP.
Tempo para comer e dormir? Sobra pouco em meio às viagens virtuais do aspirante a engenheiro. Desde abril de 94, Siqueira não pára de trabalhar com o "Mosaic", programa gráfico que permite acesso a todos os serviços do w3.
O franzino rapaz não esperava que fosse tão bom o acesso de modo gráfico à maior rede mundial de comunicação.
Abriu mão da tela preta do monitor, com comandos de teclas, e percebeu que era fácil criar páginas de apresentação.
Pela própria rede, Siqueira pegava explicações de como elaborar as páginas de rosto do w3. Desenvolveu a primeira página do IME (Instituto de Matemática e Estatística), além de todas as páginas do LSI.
Prefere hoje trabalhar com o "NetScape", software semelhante ao "Mosaic", porém mais seguro, segundo suas experiências com a rede.
Uma das atividades de Siqueira inclui a compra de livros via Internet. Dois terços de sua biblioteca vieram pelo computador.
Leva exatos cinco minutos para efetuar suas compras com cartão de crédito internacional. Pena que a entrega não seja tão eficiente, queixa-se.
Afinal, Siqueira está em outro hemisfério e as taxas de frete o fazem pensar duas vezes antes de se decidir por entrega via aérea ou marítima.
Entre os endereços preferidos de Rodrigo, destaca-se o "Principia Cybernetica" (http://pespmcl.vub.ac.be/INTRO.html). É lá que ele encontra cursos sobre cibernética, ciência cognitiva e filosofia. Tudo pelo computador.
(MZ)

Texto Anterior: Uso é essencial em pesquisa
Próximo Texto: Carta renasce graças à rede
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.