São Paulo, quarta-feira, 8 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Livros ensinam como usar

DA REPORTAGEM LOCAL

Com a popularização da Internet, editoras se especializaram no assunto para oferecer os mais variados títulos. Hoje as boas livrarias contam com livros já traduzidos para o português.
Antes de escolher, é preciso conferir a data da publicação do original em inglês. Procure certificar-se de que o livro foi escrito no ano passado, uma vez que títulos editados em 92 perderam a validade, pois a rede cresceu em progressão geométrica e foram criados novos padrões de acesso.
Zen e a Arte da Internet, da editora Campus, é um guia de 200 páginas com instruções para acionar a rede. Inclui história e explicações de como entrar em outras bases de dados.
Internet - Truques Espertos, da Axcel Books, traz dicas para sobrevivência e navegação na Internet. Tem 248 páginas.
Como Funciona a Internet, da editora Quark, é indicado para quem quer entender tudo sobre essa rede. Em 218 páginas, repletas de ilustrações, o livro trata do assunto de maneira bastante didática. A obra traz ainda uma cópia em CD-ROM do "OS/2 Warp", sistema operacional da IBM.
Em livrarias, você encontra publicações importadas, a maioria em inglês. Se não quiser pagar pelo preço, em geral o dobro do praticado nos EUA, existe a opção de comprar pela Internet.
Isso porque 90% das livrarias nos EUA estão ligadas à rede.
Se a compra pode ser feita em cinco minutos, o tempo de entrega pode variar de duas semanas (frete aéreo) a dois meses (via marítima).
O estudante de engenharia elétrica Rodrigo Siqueira aconselha o endereço books.com para encontrar alguns títulos em inglês, que, segundo ele, não podem faltar na sua estante.
The Internet Yellow Pages, da McGraw-Hill, custa nos EUA US$ 30 (sem taxa de frete). A proposta é funcionar como as páginas amarelas, porém com serviços de interesse a usuários da rede.

Texto Anterior: Aplicação militar foi o início
Próximo Texto: Modem rápido é indicado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.