São Paulo, sexta-feira, 10 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Senador é acusado de agressão

DO ENVIADO ESPECIAL A SANTA MARIA DA VITÓRIA (BA)

O senador Antônio Carlos Magalhães (PFL-BA) foi acusado ontem de agredir uma jornalista da TV Itapoan (afiliada ao SBT na Bahia) em Santa Maria da Vitória.
O incidente entre ACM e a repórter Telma Verçosa, 27, ocorreu antes da chegada do presidente Fernando Henrique Cardoso.
Durante entrevista coletiva, a jornalista queria saber a opinião de ACM sobre as denúncias de suposta sonegação fiscal envolvendo a empreiteira OAS. Cesar Araujo Mata Pires, sócio majoritário da empresa, é genro do senador.
Em tom ríspido, o pefelista respondeu: "Eu não trato desse assunto com a senhora nem com ninguém, porque não tenho nenhuma ligação com a construtora".
Segundo Telma, após a entrevista, foi procurada pelo senador que lhe disse que ela tinha de respeitá-lo "e não fazer esse tipo de pergunta."
Em seguida, ainda de acordo com a jornalista, ACM a agrediu. "Ele apertou meu pescoço por trás, disse que era para eu respeitá-lo, mas quando doeu eu gritei. Ele me mandou falar baixo e aí eu gritei mais".
O pefelista confirmou a conversa com Telma, mas negou o incidente. "Foi um gesto de carinho, mas ela achou que isto é apertar", disse, simulando a cena com a reportagem da Folha.
Na avaliação do senador, a pergunta de Telma foi inconveniente. "Não quero ser mais uma vez injustiçado, mas acho que ela fez isso para aparecer e sair da imprensa provinciana para a nacional."
A TV Itapoan pertence ao deputado federal Pedro Irujo (PMDB-BA), adversário político de ACM na Bahia.
Telma Verçosa disse à Folha que a pergunta não foi feita à pedido de sua chefia. "Pergunto o que quiser a quem quiser", afirmou.
Não é a primeira vez que o principal cacique do PFL é acusado de agredir um jornalista.
Em 86, um repórter, também da TV Itapoan, levou um soco de ACM ao entrevistá-lo no dia da eleição para o governo da Bahia. A cena da agressão foi gravada.

Texto Anterior: 'Digo não quando acho necessário'
Próximo Texto: Pefelista vira 'dono' da festa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.