São Paulo, sexta-feira, 10 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Polanski quer filmar "As Valkírias"

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DE CINEMA

O diretor de cinema Roman Polanski manifestou interesse em ler o primeiro roteiro da adaptação do livro "As Valkírias", do escritor brasileiro Paulo Coelho.
Os direitos de filmagem foram adquiridos pela Warner Bros. Falando à Folha por telefone, Polanski disse que já leu o livro.
"Eu o achei muito bom, muito bonito. Como soube que a Warner comprou os direitos e contratou um roteirista para fazer o primeiro tratamento, pedi para ler o roteiro assim que fique pronto. Esta é a situação exata do projeto no momento", disse o cineasta.
"As Valkírias" foi publicado em 1992. O livro tem como ponto de partida a peregrinação do autor pelo deserto do Mojave, nos Estados Unidos, onde permaneceu 40 dias, e foi escrito entre os dias 6 e 23 de janeiro de 1992. A história gira em torno de um homem que sai em busca de seu anjo da guarda no deserto.
Lá, encontram-se as valquírias. Na mitologia escandinava, elas eram divindades inferiores, a serviço de Odim. Na sua viagem, Coelho encontrou oito motoqueiras, empenhadas em dar onze voltas no deserto. Diziam cumprir uma ordem dada a uma delas pelo arcanjo Gabriel.
Coelho acompanhou-as na última viagem. Diz que, no livro, transformou as motoqueiras em cavaleiras, para não criar um excessivo estranhamento.
Não é surpreendente o fato de Polanski se interessar por filmar uma adaptação cinematográfica de "As Valkírias". Existem no livro inúmeros elementos recorrentes em vários de seus filmes: o misticismo, a importância das figuras femininas, o erotismo.

LEIA MAIS sobre Polanski à pág. 5-5

Texto Anterior: Projeto Portinari vai processar falsários
Próximo Texto: Líderes concordam em reduzir salários
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.