São Paulo, sexta-feira, 10 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Índice

ONGs, diálogo e resultados; Prioridade para a educação; Divergências petistas; Feitiço da Vila; Fumar é prejudicial...; Mães de alunos na faxina; Racismo explícito; Previdência doente; Críticas ao governo; Paraty —história e beleza

ONGs, diálogo e resultados
"Com referência ao artigo 'O Brasil e as ONGs —uma visão de Londres' (Tendências/Debates, edição de 2/02), escrito pelo embaixador Rubem Antonio Barbosa, é muito encorajador saber da importância que o governo brasileiro dá às ONGs (Organizações Não-Governamentais), reconhecendo o papel central que as mesmas desempenham no campo dos direitos humanos. No entanto, não temos ilusões e sabemos que, por mais útil que seja o diálogo, o mesmo perde sua função caso não resulte em ações concretas."
Fiona Watson, coordenadora de campanhas da Survival for Tribal Peoples (Londres, GB)

"A paralisia do governo FHC é assustadora. Esse é o caso dos conflitos envolvendo índios, que requerem pronta solução do atual governo. Mas FHC tem se mostrado indiferente às preocupações de sua esposa antropóloga. Tanto é que nem foi indicado um novo presidente para a Funai. Não vamos esperar que os índios acabem. Caso contrário, daqui cinco anos, além da dona Ruth, muitos outros antropólogos estarão procurando emprego..."
Luciana Bragga Santos, antropóloga (São Paulo, SP)

Prioridade para a educação
"Parabéns à Folha pelo excelente editorial 'Educação vexatória' (7/02). Como cidadão e professor, espero que a campanha nacional pela educação lançada pelo governo federal melhore as condições de ensino no país. Pretendo fiscalizar e contribuir para que o lema da campanha, 'Acorda, Brasil. Está na hora da escola', não vire 'FHC, me engana que eu gosto'."
Irineu Mário Colombo, deputado estadual pelo PT-PR (Curitiba, PR)

Divergências petistas
"Gostaria de registrar alguns reparos à matéria publicada pela Folha no dia 5/02, acerca dos 15 anos de PT. Afirma-se que 'está praticamente definido que o grupo de Rui Falcão se desliga da HV para se juntar aos moderados, liderados por Lula'. A Folha errou: em duas recentes reuniões, foi negada a existência desse movimento. Não sou 'líder' de tendência. Apenas componho uma coordenação integrada por Rui Falcão e Arlindo Chinaglia, entre outros. Nessa coordenação tenho defendido o fortalecimento e ampliação da Articulação de Esquerda (HV) e da Opção de Esquerda (não exatamente, portanto, a 'aproximação' entre os blocos esquerdistas). Considero distorcidos os resultados da pesquisa de Benedito Tadeu César porque, pelo que sei, ela se baseia numa amostra viciada (os delegados presentes aos encontros partidários nacionais, que tendem a ser uma 'elite' em comparação à base). Se é verdade que o padrão de vida médio dos militantes petistas tende a ser superior ao da maioria da população, constitui um exagero dizer que isso faz dos militantes uma 'elite'."
Valter Pomar (São Paulo, SP)

Nota da Redação - Pomar contesta a existência de divergências entre ele e o presidente do partido, Rui Falcão. As atitudes de Falcão o desmentem —já que, até o momento, não veio a público negar a iminente divisão do grupo Hora da Verdade. Quanto à pesquisa de Benedito Tadeu César (ele próprio um petista), seria melhor que Pomar tentasse uma contestação objetiva, por meio de números.

Feitiço da Vila
"Magnífica, emotiva, histórica a crônica de Carlos Heitor Cony no dia 5/02. Só quem é carioca de Vila Isabel, coroinha da Matriz de N. S. de Lourdes, frequentador do Cem Réis e tendo respirado o 'clima de Noel Rosa' pode interpretar e sentir a crônica."
Luiz Henrique Moura de Souza (Rio de Janeiro, RJ)

Fumar é prejudicial...
"O alerta insosso e nada persuasivo do Ministério da Saúde de que 'Fumar é prejudicial à saúde' apaga-se comparado à publicidade criativa, subliminar, maciça e poderosa —quase hipnótica— dos fabricantes de cigarro, com a qual estes disfarçam os dados da cruel realidade, como o jornalista Gilberto Dimenstein bem acentuou."
João Dória, ex-deputado federal (São Paulo, SP)

Mães de alunos na faxina
"Ficamos surpresos e indignados com a decisão absurda do prefeito Paulo Maluf, publicada na reportagem 'Maluf põe mães e alunos na faxina' (edição de 31/01). O sindicato há muito tempo reinvidica a contratação de pessoal de apoio nas escolas municipais, com a necessária melhoria salarial destes profissionais, que é totalmente ignorada pelo prefeito."
Claudio Gomes Fonseca, presidente do Sindicato dos Profissionais de Educação do Município de São Paulo (São Paulo, SP)

Racismo explícito
"Em sendo o Brasil um país altamente miscigenado, é de se causar grande espanto que exista uma família como a do deputado federal Sérgio Carminato, PTB-RO (aquele que deu graças a Deus por não ter nenhum negro em sua família). Eu até gostaria que ele fizesse parte de minha família, pois dessa forma poderia receber um pouco de atenção, respeito e educação como eu recebi de meus familiares, e assim poderia utilizar o raciocínio e a inteligência como expediente para sua promoção pessoal..."
Jamil Ferreira da Silva (São Paulo, SP)

Previdência doente
"O rombo na Previdência Social não é mais do que um número, um dado. Mas não é um fato, é um resultado obviamente falso produzido pela operação de um modelo doente. Esse resultado permite a constatação do alto grau de descolamento em relação à realidade desse modelo perverso."
Samuel Rocha de Mello (São Paulo, SP)

Críticas ao governo
"Com relação à carta do sr. Paulo P. Lima, publicada em 5/02 nesse Painel do Leitor, em que ele se considera um sábio, divertindo-se da 'burrice' dos leitores que criticam inadvertidamente este maravilhoso governo: por mais que tente, não consigo entender coisas que para os sábios devem ser tão óbvias, do tipo emprestar milhões de dólares ao México e permitir que um parlamentar ganhe R$ 35 mil por mês sem trabalhar, mas não poder pagar mínimo de R$ 100,00 para o cidadão que trabalha, nem dar um aumento decente para o funcionário público."
Augusto João Piratelli, professor da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (Três Lagoas, MS)

"A cada medida tomada por esse governo, fica cada vez mais claro o caráter eleitoreiro do Plano Real. O aumento da alíquota de importação e do IPI dos carros populares é mais um perfeito exemplo disso."
Luiz Arthur Brito da Silveira (Santos, SP)

Paraty —história e beleza
"Em atenção à carta-desabafo da leitora Simone Antoniaci Tuzzo (31/01), informo que a história de Paraty, muito rica, é contada a partir de 1530 e pode ser encontrada em diversas publicações à venda nas lojas da cidade. Paraty foi a primeira cidade pré-traçada do Brasil. Seu porto, através do qual algumas toneladas de ouro saíram para Portugal, era guardado por 14 fortificações, sendo uma delas o Forte Defensor Perpétuo, intacto, e cuja Casa de Pólvora é uma das únicas existentes no país. Nos séculos 17 e 18 Paraty foi o 2º mais importante porto do Brasil. A história é longa e o espaço desta coluna, exíguo. D. Simone, Paraty não é só história, apesar de ser um museu ao ar livre. Paraty é, acima de tudo, beleza, paz, mar, alegria de viver. Volte a Paraty e abra seu coração."
Nelson Godoy (São Paulo, SP)

Texto Anterior: Um novo PT
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.