São Paulo, sábado, 11 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Norte de SC tem pior enchente em 40 anos

SILVIA QUEVEDO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM FLORIANÓPOLIS

Cerca de 5.000 pessoas ficaram desabrigadas em Joinville e região norte de Santa Catarina com o transbordamento dos rios Cubatão, Piraí e afluentes. O transbordamento de anteontem provocou a maior enchente dos últimos 40 anos no norte do Estado.
A Prefeitura de Joinville decretou calamidade pública. As cidades de Schroeder, Garuva, Jaraguá do Sul, Corupá e Guaramirim estão em situação de emergência.
Em Joinville, há 3.000 desabrigados. Duas pessoas morreram e três estavam desaparecidas. Ontem, a água baixou e os atingidos começaram a voltar para casa.
As aulas na rede pública municipal só vão recomeçar na segunda-feira, quando também deverá ser normalizado o abastecimento de água tratada.
No distrito de Pirabeiraba, o rompimento da barragem do rio Cubatão provocou a destruição de pelo menos oito casas.
O governador Paulo Afonso Vieira (PMDB), 36, determinou a liberação de recursos para a compra de mantimentos e remédios.
O ministro dos Transportes, Odacir Klein (PMDB), prometeu por meio do presidente nacional do PMDB, Luiz Henrique da Silveira, liberação de R$ 25 milhões para a recuperação das estradas. Luiz Henrique mora em Joinville.
Segundo ele, o Exército também deverá colocar uma ponte móvel no rio da Prata, próximo a Garuva, onde a força da água rompeu a ponte de concreto.

Texto Anterior: Conserto de estradas de SP levará um mês
Próximo Texto: Menor confessa ter assassinado cobrador
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.