São Paulo, domingo, 12 de fevereiro de 1995
Próximo Texto | Índice

Pretensão e água benta; Cara nova; Jogo de espera; Fome; Pela boca; Além das funções; Comemoração; Inveja; Perfil baixo; Fase de aquecimento

Pretensão e água benta
O PSDB tem um projeto de revigorar o partido a curto prazo e aumentar suas bancadas na Câmara e no Senado. A meta, nada modesta, é de chegar, em um mês, a 85 deputados (tem hoje 62) e 16 senadores (são dez atualmente).

Cara nova
O projeto de dar uma injeção de energia no PSDB, que desde a posse está em estado letárgico, passa pela renovação da Executiva Nacional. Até o momento, as articulações indicam que Saulo Queiroz deverá ser o secretário-geral.

Jogo de espera
A disputa entre ACM e Sérgio Motta está mais para guerra-fria: um evita passar recebido dos torpedos disparados pelo outro. Mas, a despeito das ações diplomáticas de FHC, não há armistício.

Fome
De um líder pefelista, ao acompanhar as baterias abertas de ACM contra o governo: "O PFL não quer mais ser só governo. Quer liderar também a oposição".

Pela boca
Pegou mal no Ministério das Comunicações a lição de fisiologismo que o futuro presidente dos Correios, Henrique Hargreaves, deu, recordando seus tempos de ministro. E isto porque ele ainda nem tomou posse no novo cargo.

Além das funções
No PFL, Hargreaves não é visto só como presidente dos Correios. É encarado, por muitos deputados pefelistas, como o articulador político do partido dentro do governo. Leia-se: para ajudar no varejo das nomeações.

Comemoração
A General Motors está pedindo uma audiência a FHC para anunciar, no Planalto, seu plano de investimentos no Brasil. Volkswagen e Ford já anunciaram os seus —antes até do aumento das alíquotas de importação de carros.

Inveja
Na viagem ao Chile, em março, FHC poderá sonhar um pouco como é presidir um país com a economia estabilizada. Seu colega chileno Eduardo Frei terá acabado de curtir um mês inteiro de férias na praia antes de recepcioná-lo.

Perfil baixo
O gabinete presidencial corre o risco de ficar às moscas durante a viagem de FHC ao Chile, entre 28 de fevereiro e 4 de março. Marco Maciel tem dado sinais que preferirá, mesmo no exercício do cargo, continuar ocupando a vice.

Fase de aquecimento
Com a aproximação da reforma da Constituição, FHC está politizando cada vez mais sua agenda. Após receber vários parlamentares esta semana, receberá sindicalistas e mais políticos na terça.

Próximo Texto: Por partes; Área sensível; Nomenclatura; Reputação a manter; Na urna; Reengenharia; Voando penas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.