São Paulo, domingo, 12 de fevereiro de 1995 |
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Marceneiro atrasa prestações de TV Gastos com Natal provocaram adiamento SUZANA BARELLI
A prestação venceu um mês antes, mas ele adiou o pagamento por falta de dinheiro. "Teve o Natal e o pagamento veio meio fraco em janeiro", diz Alves, morador de Parelheiros, na zona sul de São Paulo, que pagou R$ 3,00 de juros à Lojas Cem. A segunda parcela, que venceu na sexta-feira, também vai ser paga com atraso. "Ainda estou juntando o dinheiro, mas vou pagar rápido", afirma. Edson Alves dos Santos, supervisor da Lojas Cem, diz que o aumento da inadimplência, principalmente nos dois últimos meses, levou a loja a investir em cobradores. Clayton Aparecido da Silva, cobrador da filial em Santo Amaro, diz que após 15 dias de atraso a loja liga para o cliente, convidando-o a quitar a dívida. "As pessoas alegam, em geral, esquecimento ou falta de dinheiro no dia", diz Silva. Na maioria dos casos, conta Silva, a loja reduz o valor e aumenta o número de prestações, mantendo a taxa de juros. A primeira visita à casa do cliente é feita após 40 dias de atraso no pagamento. Depois, é feita uma intimação e o nome do cliente é colocado no SPC (Serviço de Proteção ao Crédito). Se o cliente insistir em não pagar, uma firma contratada pela loja faz a cobrança, desta vez com advogados. (SB) Texto Anterior: Saiba como sair da 'lista negra' Índice |
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