São Paulo, domingo, 12 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Executivos tentam recolocação via concurso

LUÍS PEREZ
DA REPORTAGEM LOCAL

O ano começa com boas oportunidades de recolocação via concurso público. Só em fevereiro há pelo menos 764 vagas para cargos que vão de assistente administrativo (salário de R$ 397) a fiscal de tributos estaduais (R$ 3.600) —veja quadro ao lado.
Testes de múltipla escolha são quase sempre a primeira etapa de um concurso. Na sequência vem um treinamento específico, também eliminatório. Cursos e apostilas preparam os candidatos.
A área fiscal é a mais disputada —e também a melhor remunerada. Atraídos pela estabilidade e aposentadoria integral, muitos executivos com idade acima de 30 anos estão tentando recolocação através de concursos públicos.
"São profissionais que têm medo de ser demitidos", afirma José Luis Romero, 32, diretor de recursos humanos da Central de Concursos, consultoria especializada na área de concursos.
A estabilidade, alcançada só depois de dois anos de exercício do cargo, é uma das metas. "É uma característica necessária. Na área fiscal, os cargos são de confiança e trabalha-se sob pressão", diz.
Mas os candidatos devem estar preparados para enfrentar algumas decepções. A principal é não serem convocados rapidamente, mesmo com boa colocação.
"Muitas vezes a pessoa demora a ser chamada. Quando recebe a convocação, ainda precisa passar por um treinamento. O processo pode levar até um ano", alerta.
Os concursos públicos classificam um número de candidatos superior ao de vagas disponíveis. Essa reserva dispensa a realização de novos concursos —considerados altamente dispendiosos.
Os aprovados têm direito a pleitear as vagas durante o prazo de validade do concurso. Nas áreas municipal e estadual, os concursos têm validade de dois anos, prorrogáveis por mais dois anos.

Texto Anterior: Escola de informática seleciona estudantes
Próximo Texto: CONFIRA ALGUMAS OPORTUNIDADES
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.