São Paulo, domingo, 12 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Globo faz primeira série de não-ficção

LUIZ ANTONIO CINTRA
DA REPORTAGEM LOCAL

Pela primeira vez, a Rede Globo vai aproveitar o bem-sucedido formato das minisséries para produzir um programa jornalístico.
"30 Anos", nome ainda provisório da série, vai mostrar em 16 capítulos os principais fatos que fizeram a história mundial nas últimas três décadas.
O correspondente da Globo em Londres, Pedro Bial, vai apresentar o programa. Ele diz que a idéia é buscar as personagens que viveram esses grandes fatos, em uma espécie de versão em vídeo de a "História da Vida Privada".
"A série vai permitir que os temas sejam aprofundados, mas com o cuidado de não cair num papo-cabeça, que ficaria cansativo", diz.
Vários locais que já foram notícia —como Chernobyl e o Vietnã— serão revisitados.
A série, nesses casos, vai lembrar o fato, dar seus desdobramentos e mostrar como está a situação hoje.
É o que pretende fazer o repórter José Hamilton Ribeiro, que depois de 27 anos vai voltar ao Vietnã, onde esteve em 1968 como correspondente da revista "Realidade".
Ribeiro diz que cobriu a guerra durante 35 dias, até ser ferido em uma emboscada dos vietcongues.
"Vou rever alguns lugares próximos a Quang-Tri, onde fiquei, e algumas pessoas, como o vietnamita que foi meu guia enquanto estive lá", diz Ribeiro.
A minissérie também abordará temas que ainda não foram tratados pela emissora, como, por exemplo, o megadesastre ecológico que ocorreu no Mar de Aral, na Ásia.
Segundo Bial, que vai participar da edição final de "30 Anos", o maior desafio é encontrar um formato que seja diferente de outras produções do jornalismo da emissora, como "Globo Repórter" e "Fantástico".
"Esse formato ainda está sendo pensado e vai surgir conforme a produção da série for caminhando", diz.
A minissérie "30 Anos" está programada para ir ao ar até o fim deste semestre.

Texto Anterior: Globo dribla proibição e grava em igreja
Próximo Texto: Calmon quer atrair público feminino com realismo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.