São Paulo, terça-feira, 14 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Indústria terá crédito para comprar a safra

DA REPORTAGEM LOCAL

O ministro da Agricultura, José Eduardo de Andrade Vieira, apresentou à indústria a proposta de criação de um crédito especial para a compra da soja.
O custo dessa linha de financiamento para a indústria, com prazo de 180 dias para sua liquidação, seria a TR mais 11% de juros ao ano.
Segundo o Ministério da Agricultura, a Abiove (Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais) achou válida a criação do crédito especial, mas quer juros anuais de 7% a 8%, seguindo parâmetros internacionais.
A proposta de Vieira tem o objetivo de desafogar os estoques do governo, que devem receber pelo menos 3 milhões de t de soja nesta safra, por causa do crédito de custeio em equivalência-produto.
No pacote agrícola da safra 94/95, o governo incluiu a soja no sistema de equivalência.
A inclusão da cultura surpreendeu técnicos dos Ministérios da Agricultura e da Fazenda, pois o produto teve boa comercialização nos últimos três anos.
Um técnico da Fazenda acha muito difícil o governo aceitar o pedido da indústria.
Segundo este técnico, o setor do algodão também reivindicou linhas de financiamento a juros internacionais e não foi atendido.

Texto Anterior: Chuvas causam perdas de 250 mil t no Paraná
Próximo Texto: Venda cresce 84% e retoma média histórica
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.