São Paulo, terça-feira, 14 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governador paraibano retira do piso do palácio suásticas da década de 30

ADELSON BARBOSA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM JOÃO PESSOA

Técnicos do governo da Paraíba iniciaram ontem a retirada de suásticas que decoram o piso do palácio da Redenção, sede do governo estadual, em João Pessoa.
O piso com os mosaicos de suásticas —o símbolo do nazismo— cobre uma sala dos fundos do palácio.
Os mosaicos foram colocados em 1937 por determinação do então governador paraibano, Argemiro Figueiredo, segundo historiadores paraibanos.
A retirada foi determinada pelo atual governador, Antônio Mariz (PMDB). Sua ordem foi anunciada na semana passada.
Mariz recomendou aos técnicos cuidado na remoção para não danificar os mosaicos. As peças serão levadas para um museu, no espaço cultural José Lins do Rêgo, em João Pessoa.
"Meu governo não é nazista e eu não sou nazista", disse Mariz, justificando sua decisão. A assessoria do governador informou que ele recebeu do Instituto Histórico e Artístico da Paraíba parecer favorável à retirada dos mosaicos.
A decisão de Mariz não agradou historiadores e integrantes do Conselho Estadual de Cultura. Para o historiador José Octávio de Arruda Mello, a determinação de Mariz "é absurda".
Mello disse que o governador "não pode destruir símbolos da cultura de uma época". "O importante não é extrair essa simbologia dos monumentos, mas dos corações dos homens", disse ele.
Segundo o historiador, vários monumentos da capital paraibana são inspirados no nazifascismo. Ele disse que, se Mariz retirar os mosaicos do Palácio, terá que destruir o monumento ao ex-governador João Pessoa, "que é de inspiração nazifascista".
Mello disse que os ladrilhos do piso do palácio são inspirados no nazifascismo. As cores das suásticas são vermelhas e verdes, em fundo branco. "São as mesmas cores da bandeira italiana."
Segundo ele, os ladrilhos com suásticas foram colocados em uma época de estilo neoclássico, comprometido com o fascismo.

Texto Anterior: Mato Grosso do Sul; Mato Grosso
Próximo Texto: Morre em Recife quarta menina envenenada
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.