São Paulo, terça-feira, 14 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vitral homenageia Wilde na Inglaterra

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A inauguração de um vitral em homenagem ao escritor Oscar Wilde na Abadia de Westminster marcará, em março, a reconciliação do "establishment" britânico com o autor de "O Retrato de Dorian Gray".
Apesar de ser considerado um dos grandes escritores de língua inglesa, os britânicos demoraram a aceitar o comportamento sexual de Wilde e o desdém que tinha pela aristocracia inglesa, negando então, o reconhecimento público de seu talento. Wilde foi condenado a trabalhos forçados pelo crime de sodomia em junho de 1895.
O vitral em honra de Wilde será inaugurado pelo membro da Academia de Letras da Irlanda e catedrático de poesia inglesa da universidade de Oxford, Seamus Heaney.
Outra efeméride relacionada a Wilde é o centenário de um dos seu mais importantes textos para o teatro: a peça "A Importância de ser Ernesto", que será representada na catedral pelos atores Judi Dench e Michael Denilson.
A montagem será seguida de uma perfomance prevista para o dia da inauguração do vitral, com o famoso ator shakesperiano John Gilgud, de 91 anos, que lerá trechos da obra "De Profundis".
"A Importância de ser Ernesto" foi escrita originalmente por Wilde prevendo a atuação de quatro atores. As primeiras modificações foram feitas antes mesmo de estréia pelo empresário e ator St. James George Alexander.
O que provocou o seguinte comentário de Wilde: "Sim, definitivamente é uma boa obra. Me recordo que escrevi algo similar. Mas que era muito melhor". Apesar do folclore sobre o esse caso, o texto original de Wilde continuou desaparecido até 1950.
As comemorações na Abadia de Westminster, coincidindo com o aniversário da estréia da peça, será seguida de outra homenagem, realiazada pela BBC.

Texto Anterior: cinco; glossário; netnotas
Próximo Texto: Kim Basinger e Daryl Hannah pleiteam papel
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.