São Paulo, terça-feira, 14 de fevereiro de 1995
Próximo Texto | Índice

Carros 'alagados' têm salvação

ROSANGELA DE MOURA
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Carros submersos em enchentes não estão perdidos. Uma limpeza geral pode recuperá-los, eliminando até o mau cheiro.
Oficinas especializadas lavam e recuperam bancos, teto, laterais, painel, carpetes, além de fazer a lavagem externa e de motor.
Luiz Carlos Lopes de Almeida, 30, proprietário de uma delas, a Lucar, diz que se deve "deixar os vidros abertos para sair o mau cheiro e levar o carro para uma casa especializada".
Almeida esclarece que é necessário remover os bancos, a tapeçaria, substituir os feltros, lavar a lataria com água quente, dedetizar e depois desinfetar e deixar uma noite fechado.
"Como o feltro absorve a água e demora muito para secar, pode enferrujar a lataria e voltar o mau cheiro", alerta.
Antes de remontar o carro é preciso lubrificar a lataria e aplicar antiferrugem. O carpete também deve ser lavado e desinfetado. Os bancos são desmontados e a espuma e o tecido devem ser lavados separadamente e colocados em estufa para a secagem.
Ele recomenda que as laterais das portas só sejam retiradas depois de secas, para não empenar.
A limpeza demora de três a sete dias e o preço varia de R$ 200 a R$ 600, de acordo com o carro.
Tiago Barbosa, 19, proprietário da oficina Maveluti, utiliza estufa com lâmpada infravermelha para a secagem de bancos e carpetes.
"O mau cheiro é eliminado totalmente com esse método", diz Barbosa.

ONDE ENCONTRAR: Auto Clean - r. Calógero Cália, 665, Jardim da Saúde, tel. 276-9115; Lucar - r. Conde Prates, 1.000, Alto da Mooca, tel. 215-4426; Mac Clean - av. dos Bandeirantes, 5.444, Jardim Aeroporto, tel. 275-8919; Maveluti - r. 21 de abril, 352, Brás, tel. 692-9917; Auto Cyclone - r. Amaro Cavalheiro, 366, Pinheiros, tel. 814-2531; Express - r. Pires da Mota, 488, Aclimação, tel. 278-4816; Center Car - r. Ibitinga, 716, Mooca, tel. 965-4927.

Próximo Texto: Veja a quem recorrer em emergências
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.