São Paulo, quarta-feira, 15 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Guia só ajuda novato a entender aviação

RICARDO BONALUME NETO
ESPECIAL PARA A FOLHA

"Supersonic", guia sobre modernos aviões militares em CD-ROM, está mais perto de um brinquedo do que de uma enciclopédia para o estudioso da área.
Sons, fotos coloridas e vídeos ajudam o novato a começar entender a aviação militar atual. Mas a pequena quantidade de verbetes faz com que esse CD-ROM esteja longe de ser uma obra séria de referência —provavelmente porque boa parte do espaço do disco foi tomado com um simulador de decolagem e quatro jogos diferentes.
Uma comparação com uma obra importante em papel, a clássica "Jane's Encyclopedia of Aviation", basta. A "Jane's" tem cerca de 5.000 verbetes e 2.000 ilustrações, entre fotos e plantas, de toda a história da aviação.
Já "Supersonic" apresenta uma mistura de pouco mais de 100 verbetes narrados, que inclui não só caças e aviões de ataque modernos, mas também helicópteros e mesmo mísseis.
É fácil perceber que falta muita coisa. A própria escolha dos aviões mostra que o objetivo foi atingir os neófitos.
Além de máquinas atuais e essenciais como o F-15 Eagle, o F-16 Fighting Falcon e o MiG-29, foi encontrado espaço para falar de alguns aviões importantes do passado, como o B-29 —bombardeiro que incinerou Tóquio com bombas incendiárias e lançou as bombas atômicas de Hiroxima e Nagasáqui—, ou o britânico Spitfire, que salvou o Reino Unido da Força Aérea alemã em 1940.
Ou seja: é um CD-ROM sobre a aviação "moderna", que deixou muita coisa dela de fora, mas que incluiu uma irrisória seleção de aviões da Segunda Guerra.
Quase que inacreditável é a ausência de aviões importantíssimos —por exemplo, o jato supersônico mais produzido de todos os tempos, o soviético (hoje russo) MiG-21. Também faltam clássicos como o Mirage 3 e o MiG-23. Em compensação, fica-se sabendo que Israel produz um pequeno avião de controle remoto, o Searcher.
As fichas técnicas são sumárias e não incluem medidas no sistema métrico. As narrações são curtas mas honestas. Fica-se sabendo, por exemplo, que há dúvidas sobre a real eficácia dos mísseis americanos Patriot, que na Guerra do Golfo teriam derrubado mísseis Seud iraquianos.
A "navegação" entre os verbetes é demorada. Há a opção de pesquisar por tipos de avião, mas as janelas contêm erros, como classificar os aviões de ataque americanos A-6E Intruder e A-10A Thunderbolt 2 de "caças".
Uma boa e didática idéia foi apresentar uma imagem das cabines de pilotagem. Colocando o cursor sobre os instrumentos é possível saber o que eles fazem.
Infelizmente, só seis aviões têm o "cockpit" representado.
Os jogos são simples. Um traz silhuetas dos aviões mostrados. Se o jogador acerta o nome do avião, ele explode. Se errar três vezes, um míssil é disparado da silhueta e detona o avião do jogador.
O jogo de memória e o de quebra-cabeças também testam conhecimentos. O quarto jogo é uma missão de bombardeio que exige paciência para que dê certo.

Supersonic - The Multimedia Guide of Modern Military Aircraft - CD-ROM da InterActive Publishing Corporation para PC e Macintosh. Para PC, requer no mínimo 386SX, 2 Mbytes de RAM (4 Mbytes recomendadas), Windows 3.1, DOS 3.3, monitor e placa VGA, placa de som e leitor de CD-ROM. Para Mac, monitor colorido de 13 polegadas ou maior, no mínimo sistema 7.0, leitor de CD-ROM compatível com Quicktime e 2,5 MBytes de memória livre.
Preço: R$ 92 (promoção até 12/03), na Planet Media, tel. (011) 282-7899.

Texto Anterior: Feira traz novidades em imagem digital
Próximo Texto: "Lords of The Realm" resgata gosto por games de aventura
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.