São Paulo, sexta-feira, 17 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Seis pessoas são detidas durante protesto de motoristas de Minas

AMAURY RIBEIRO JR.

AMAURY RIBEIRO JR. ; EVANDRO ÉBOLI
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE

EVANDRO ÉBOLI
Seis pessoas foram detidas e sete ônibus foram depredados ontem em Belo Horizonte (MG) durante o 6º dia de protesto dos motoristas e cobradores, com a chamada operação "linguição".
Segundo a Polícia Militar, os seis foram detidos quando tentavam fazer piquetes e depredar ônibus nas avenidas Contorno e Antônio Carlos, no centro da cidade.
A PM informou que os detidos são sindicalistas e foram encaminhados à Delegacia de Operações Especiais. Eles foram liberados após prestar depoimento.
As prisões estão se dando com base na decisão da Justiça, adotada na última segunda-feira, de que a "operação linguição" é ilegal. Durante o protesto, os ônibus andam em fila única, numa velocidade máxima de 30 km/h.
Desde que começou, o movimento vem causando congestionamentos nas principais avenidas.
O tráfego na avenida Antônio Carlos e Amazonas é o mais prejudicado. Os passageiros que vêm para o centro em linhas de ônibus desde a periferia, em percursos que demoram normalmente cerca de meia hora, levam até três horas para completar o trajeto.
Após o julgamento, cerca de 60 pessoas já foram detidas, incluindo Hamilton Dias, presidente do sindicato dos motoristas (ligado à CGT). Quarenta ônibus foram depredados. A categoria reivindica um reajuste salarial de 48%.
O salário médio dos motoristas é de R$ 350,00. O sindicato das empresas oferece 9% de reajuste. Os motoristas e cobradores fariam assembléia ontem às 19h.
Em Juiz de Fora (MG), os motoristas e cobradores, em greve há três dias, colocaram em prática ontem a "operação porta aberta" —os ônibus circularam, mas não cobraram passagem dos usuários.

Texto Anterior: Encontro reúne pára-quedistas em São Paulo
Próximo Texto: Paraíba
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.