São Paulo, sexta-feira, 17 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COMO SE FAZ UMA HOLOGRAFIA

1 - O hológrafo deve estar em um laboratório especial para holografar.
2 - Ele escolhe um objeto tridimensional (objeto com três dimensões: altura, comprimento e largura) para holografar.
3 - O hológrafo coloca o objeto em cima de uma mesa especial. Essa mesa deve ser completamente estável, isso quer dizer que ela não pode tremer, nem balançar, e não pode existir qualquer tipo de vibração.
4 - No laboratório existe uma fonte de luz laser.
5 - O hológrafo coloca o filme holográfico em um suporte. O filme é o mesmo usado para fotografia em preto e branco.
6 - Ele coloca em cima da mesa vários espelhos. Assim, direciona o raio para o objeto e o filme. Esses espelhos vão fazer o "caminho" do reflexo da luz que o raio laser vai emitir (soltar). Cada holografia depende de um número diferente de espelhos.
7 - Quando o hológrafo liga a fonte de luz laser, o raio deve bater no primeiro espelho, que vai dividi-lo em dois. Na divisão, um raio vai fazer o caminho através dos espelhos e chegar até o objeto que está sendo holografado. Ele se chama "raio objeto". O outro vai iluminar o filme. Ele é o "raio referência". Depois, os raios se encontram no filme. Esse é o momento do registro da imagem no filme, que é chamado de "master".
8 - Os raios de laser devem caminhar exatamente a mesma distância para chegarem juntos ao filme. Só quando esse caminho dá certo, a holografia acontece.
9 - Depois de holografado o objeto, é preciso revelar o filme "master". O processo de revelação é parecido com o de filmes de fotografia em preto e branco. A base é química: um líquido revelador e outro fixador da imagem.
10 - Depois de revelado o filme, só é possível enxergar a imagem do filme "master" com a ajuda da luz laser. É hora de conferir como ficou a imagem.
11 - Caso tenha ficado boa, é preciso repetir todo o processo novamente. Mas, agora, no lugar do objeto, o hológrafo deve colocar o filme "master".
12 - Depois de holografado o "master", o novo filme passa por uma segunda revelação. Aí, o holograma está pronto. Então é possível vê-lo com a luz comum.

Fontes: Ricardo Baumstein, hológrafo, e Rozélia de Medeiros, artista plástica e mestre em Comunicação em Semiótica da PUC/SP

Texto Anterior: Entenda o que é holografia
Próximo Texto: Colecionadores se divertem e aprendem
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.