São Paulo, domingo, 19 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sociedade é violenta, diz Bobby Charlton

Para ex-jogador, violência vai ao futebol

ANDRÉ FONTENELLE
DE PARIS

Bobby Charlton, 57, estrela da seleção inglesa campeã do mundo em 66, acha que a violência nos estádios é mais um problema da sociedade que do futebol.
Em entrevista à Folha, concedida antes da briga das torcidas em Irlanda x Inglaterra (dia 15, em Dublin), o hoje dirigente do Manchester United diz que Eric Cantona deve ser punido.
Ídolo do Manchester, o francês agrediu um torcedor no último dia 25 e foi suspenso do restante do Campeonato Inglês.

Folha - Como vê os assassinatos recentes de torcedores, na Itália e na França?
Bobby Charlton - É um problema da sociedade. O que aconteceu não é futebol, é assassinato. Evitar que as pessoas usem armas cabe à família, à escola. O futebol não pode ser responsabilizado. Não é ele que gera a violência. É a violência que vai ao estádio.
Folha - Qual a sua opinião quanto ao caso de Cantona?
Charlton - O problema de Cantona só pode ser resolvido por ele próprio. É um grande jogador e espero que não esteja perdido para sempre, porque jogadores assim são raros. Agora ele tem de se explicar à polícia, à federação inglesa. Após a punição, espero que volte a jogar.
Folha - Quais os jogadores que o sr. admira atualmente?
Charlton - Gosto de Ryan Giggs (do Manchester United). É um grande jovem. Talvez não possamos vê-lo muito, porque ele joga por Gales. Há muitos bons jogadores, mas craques não aparecem toda hora.
Folha - O Manchester United teve duas grandes fases: a primeira com o sr., a segunda com Cantona. Qual a melhor?
Charlton - As pessoas costumam pensar muito naquela época, quando jogamos um futebol maravilhoso, mas hoje, além de Cantona, temos bons jogadores em todos os setores. Acho que este é o melhor time do Manchester United.
Folha - A Inglaterra tem chance na Copa de 98?
Charlton - Sim. A Inglaterra sempre tem chances. Mas nós temos competições demais. Os jogadores têm de estar descansados. Temos de diminuir o número de jogos.

Texto Anterior: Grupos de extrema direita iniciaram briga
Próximo Texto: Nuzman quer projeto olímpico para 96
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.