São Paulo, segunda-feira, 20 de fevereiro de 1995
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Preço alto compensa queda na venda

NELSON BLECHER
DA REPORTAGEM LOCAL

Entre 1990 e 94, a maior parte de uma amostra de dez produtos de consumo registrou queda nos volumes comercializados. Mas a receita de vendas caiu proporcionalmente menos ou até cresceu no período.
Apesar de as vendas de creme dental terem sido, em 1993, 15% inferiores às de 1989 em volume, geraram faturamento 24% superior em dólar.
A queda de 30% nos volumes comercializados de iogurte em 1993, em comparação com 1989, foi desproporcional ao declínio de apenas 8% no faturamento.
Só cinco dos dez produtos analisados conseguiram superar, em 1994, os volumes atingidos no final da década passada. Mas a queda no volume vendido foi compensada pelo aumento de faturamento.
É este o caso das margarinas, cujas vendas registraram volumes 5% inferiores, acompanhadas por uma receita 62% superior.
O valor foi relativamente superior mesmo para produtos que tiveram desempenho melhor que o de 1989 em volume de vendas —como é o caso do ketchup, por exemplo.
"A explicação para esse fenômeno é simples: reajustes de preços", afirma o economista Nelson Barrizzelli, professor de Marketing da USP. "É a única forma de o faturamento subir quando há queda no volume."
Essa série histórica emerge da publicação "Tendências 95", um banco de dados do instituto Nielsen que dimensiona os mercados em volume e converte os valores da moeda nacional para o dólar.
É emblemático que só uma categoria —fraldas descartáveis— tenha registrado crescimento de vendas em volume correspondente ao aumento de faturamento.
A redução da alíquota de importação de 20% para 2%, em vigor em junho de 1994, aumentou a oferta do produto no mercado e estimulou promoções.
"Como os demais ainda não foram submetidos à concorrência externa, puderam promover reajustes para compensar a queda de volume", afirma Barrizzelli.

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Sobre o desempenho do consumo na pág.2-3

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