São Paulo, segunda-feira, 20 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Movimento cai 30% em feiras de carros usados

Chuva e indefinição de preços afugentam compradores

GRAZIELE DO VAL
DA REPORTAGEM LOCAL

A chuva e os altos preços pedidos pelos veículos afugentaram os compradores das feiras que comercializam carros usados aos domingos em São Paulo. O movimento caiu cerca de 30% ontem.
O aumento do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) sobre os carros "populares", de 0,1% para 8%, decretado pelo governo na sexta-feira passada, ainda não foi absorvido pelo mercado de automóveis usados.
"O aumento do preço dos carros não está bem definido", disse o contador Luís Fernando do Nascimento, 36.
Nas concessionárias, as vendas de carros "populares" novos já estavam virtualmente paralisadas desde que o governo anunciou, há cerca de duas semanas, que iria aumentar o IPI desses veículos.
Na feira do Anhembi (região norte de São Paulo), a maior do gênero na cidade, havia aproximadamente 3.500 veículos em exposição ontem. A média normal, segundo o diretor de marketing da empresa organizadora, Fábio Tinoco, é de 5.000.
No posto do Detran instalado no pátio do Anhembi, apenas três pessoas aguardavam a sua vez ontem de manhã, em busca de informações sobre os carros à venda.
"Atendemos, em média, 500 consultas. Hoje, o movimento foi 40% menor", afirma Wagner Ricardo de Albuquerque, oficial-administrativo do Detran.
A mesma situação se repetiu na feira instalada no pátio do hipermercado Paes Mendonça, no Morumbi (região sul da cidade).
Segundo Fábio Tinoco, o número de consultas começou a aumentar na semana passada, indicando uma pequena reação dos negócios, que estavam praticamente parados por falta de compradores.
O técnico em eletrônica William Rodrigues, 27, confirma o aumento nas consultas. "De qualquer forma, o movimento ainda é bem inferior e não existe contra-oferta. Há cinco meses, vendi um Santana na feira do Anhembi em poucas horas". Ele tentava negociar uma Saveiro 86 por R$ 5.900.

Texto Anterior: Jesus vai ao mercado - parte 2
Próximo Texto: Importados fazem procura cair
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.