São Paulo, segunda-feira, 20 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Festa para o cinema atrai novos cinéfilos

Cem anos são lembrados com mostras e novos livros

RODRIGO LEITE
DA REDAÇÃO

Uma máquina que projeta fotografias por breves instantes em uma superfície branca —e cuja patente completou cem anos na última semana— mudou a cara do século 20.
Em torno dessa máquina, o projetor de cinema, milhares de pessoas têm se reunido nos últimos cem anos: os cinéfilos.
Para comemorar a data, uma série de atrações extras estão programadas. Uma ótima oportunidade para quem quer se tornar um cinéfilo profissional.
Segundo o "Aurélio", um cinéfilo é aquele que "gosta muito de cinema". Mas o profissional é aquele que lê tudo, vê tudo e principalmente aprendeu a diferenciar filmes importantes de obras apenas banais.
Este ano, há dezenas de ciclos programados. As mostras abordam temas específicos, cinemas de diversas nacionalidades ou determinados diretores. Ainda estão previstos lançamentos de livros e debates.
Entretanto, em maior ou menor grau, qualquer pessoa que já foi ao cinema (e que tenha gostado, claro) pode ser considerada um cinéfilo. Afinal, se a informática transformou a vida prática das pessoas nas últimas décadas, o cinema mudou a forma como elas sonham.

Texto Anterior: Serviço traz resultados do basquete profissional americano por telefone
Próximo Texto: Clássicos mostram a evolução do cinema
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.