São Paulo, segunda-feira, 20 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Índice

Os machos podem dar à luz?

BILL PITZER

Diferentemente da maioria dos pais do reino animal, o cavalo marinho macho é o que fica grávido e dá à luz. Logo que a fêmea deposita seus ovos no saco de incubação do macho, ele os fertiliza e logo dá proteção, oxigênio e alimento aos embriões em desenvolvimento.
Cerca de 21 dias depois, expulsa seus filhotes em um trabalho prolongado e esgotador. Dependendo das espécies, esses filhotes podem ser desde apenas quatro até 1.500.
Os cavalos marinhos se unem a seus pares por toda a vida e reforçam seus laços com "saudações" rituais. Cada manhã, a fêmea visita seu companheiro grávido. Tanto o macho como a fêmea ficam de cor mais brilhante e dançam ao redor de alguma planta marinha, agarrando-se a elas com seu rabo.
Várias espécies do gênero Hippocampus podem ser encontradas nas águas costeiras dos seis continentes.
Entretanto, o comércio mundial pode provocar uma drástica redução na população de cavalos marinhos e causar eventualmente sua extinção. O Hippocampus é especialmente empregado na medicina tradicional chinesa e como afrodisíaco, mas é também muito requisitado como alimento ou para enfeitar aquários.

Texto Anterior: Cabelos servem para proteger os mamíferos do frio e do calor
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.