São Paulo, segunda-feira, 20 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Selo Hearbeat lançou preciosidades do reggae; Primeira geração; Engajamento

MARCEL PLASSE
ESPECIAL PARA A FOLHA

Selo Heartbeat lançou preciosidades do reggae
Difícil gostar de reggae sem babar no catálogo da gravadora americana Hearbeat. Nele estão alguns dos principais momentos da música jamaicana. Embora tenha sido lançado no Brasil pelo selo Eldorado em 1990, só agora ele chega à era do CD, pelo selo JHO.
Os primeiros CDs trazem a estréia de Andrew Tosh, filho de Peter Tosh, e clássicos de Gregory Isaacs, Albert Griffiths and the Gladiators, Culture e Big Youth.

Primeira geração
"Love is Overdue", de Gregory Isaacs, foi gravada em 1974 para uma gravadora independente da Jamaica. A música, que dá título ao CD, aparece com uma remixagem mágica de U-Roy, mestre do "dub" e precursor do hip hop.
Gregory Isaacs faz parte da primeira geração do reggae, que trazia nas veias o pulso do soul americano. Como o soul clássico, suas músicas lentas sopram metais, imploram por salvação, confundem amor com algo profundo, abrigam otimismo e distribuem lágrimas — ele se descreve como "o pregador da solidão" na faixa-título.
Comparado a Marvin Gaye, quando ele canta as mulheres enlouquecem. Mas foram os homens da polícia jamaicana que voaram com vontade no seu lombo, numa prisão por porte de armas.
"Trod On", do grupo Culture, saiu em 1979, com a cozinha de Robbie Shakespeare e Sly Dunbar, a melhor de todo o reggae.
Além das letras engajadas de Joseph Hill e do tom reflexivo das músicas, "Trod On" traz duas faixas de "grounation", uma reunião de rastafaris, em clima de troca de idéias e de percussão mística, da qual participa o lendário rastafari Count Ossie.

Engajamento
"A Luta Continua", de 1984, tem título em português, inspirado pelos revolucionários de Moçambique. Não é o disco mais importante do ex-taxista e DJ Big Youth, que começou no selo de Gregory Isaacs (African Museum) —a honra cabe a "Dread Locks Dread", de 1975. Mas a música "I Feel It", com Sly e Dunbar dando o molho, foi um dos maiores sucessos de sua carreira.
"A Whole Heap", de Albert Griffiths and the Gladiators, reúne os LPs "In Store for You" (1985) e "Country Living" (1987). Desde 1968, o soul orienta os vocais dos Gladiators, assim como a revolta contra a injustiça social.
"Original Man" é o primeiro álbum de Andrew Tosh, que chegou a se apresentar no Brasil em 1991. Mais da metade das músicas são de Peter Tosh. Mas o disco faz o estilo dancehall mais ligeiro.

Texto Anterior: Pacote de blues tem inéditos e consagrados; Inédito; Mestre do soul
Próximo Texto: Razão não resolve todos problemas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.