São Paulo, terça-feira, 21 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aperto; Grãos no plantio; Seguro para papel; Atestado de qualidade; Certificado inédito; Validade restrita; Leviandade; Governo atrapalha; Grãos no azul; Boi em queda; Retorno pequeno; Campeão do sorgo; Acima da média; Milho sobe mais; Retração nos ovos; A caminho de Paris; Contra

Aperto
As geadas no PR e o excesso de chuvas no RS reduziram a 220 mil t a disponibilidade de sementes de trigo para a próxima safra.

Grãos no plantio
A quantidade, segundo a Conab, é suficiente para o plantio de 1,3 milhão de ha. Para alcançar pelo menos a área de 94 os produtores terão que usar grãos da última colheita.

Seguro para papel
Cinco seguradoras já se interessaram em fazer seguro para a Cédula do Produtor Rural. Com a cédula, o agricultor terá um seguro total de sua safra, cobrindo desde a lavoura à entrega do produto.

Atestado de qualidade
A divisão de máquinas agrícolas da Iochpe-Maxion obeteve a certificação de qualidade ISO 9.001/94, concedida pelo Bureau Veritas Quality International, com sede em Londres.

Certificado inédito
Segundo a Maxion, é a primeira vez que uma indústria de máquinas agrícolas do Brasil recebe o ISO 9.001, válido para a linha de tratores agrícolas e retroescavadeiras produzidos em Canoas (RS).

Validade restrita
O certificado de qualidade conquistado pela Maxion tem validade de três anos.

Leviandade
As alegações de ineficiência atribuídas ao produtor nacional são levianas, diz o economista Mauro de Rezende Lopes na edição deste mês da revista Agroanlysis, da Fundação Getúlio Vargas.

Governo atrapalha
Segundo Lopes, eliminadas as distorções do mercado externo, como os subsídios, o setor produtor doméstico é muito competitivo. "As políticas econômicas domésticas no Brasil é que distorcem a competitividade", afirma.

Grãos no azul
As fazendas dos EUA que produzem exclusivamente grãos foram as que apresentaram a maior lucratividade em 94 naquele país (18,1%). Em segundo lugar, ficaram as granjas produtoras de suínos (14,5% de lucro).

Boi em queda
Em contrapartida, a pecuária de corte teve déficit (4%) pelo segundo ano consecutivo. Fazendas mistas (grãos e animais) registraram 11% de lucratividade.

Retorno pequeno
Os dados sobre as fazendas norte-americanas estão na edição de fevereiro da revista Preços Agrícolas, da Fealq. Segundo a revista, quando se compara o retorno sobre o total investido na propriedade chega-se a valores muito baixos (média inferior a 1%).

Campeão do sorgo
Jacinto Fujinami, produtor de Miguelópolis (SP), é o campeão do sorgo do 7º Concurso Agroceres de Produtividade da cultura da Alta Mogiana paulista. Ele conseguiu um rendimento médio de 6.801 kg/ha.

Acima da média
A produtividade de Fujinami é 3,5 vezes superior à média brasileira do cereal (1.917 kg/ha).

Milho sobe mais
Segundo dados do Sima (Sistema de Informações do Mercado Agrícola), do Ministério da Agricultura, o milho teve a maior alta de preços no atacado, entre os cereais, desde a introdução do real até 14 de fevereiro (18%).

Retração nos ovos
Entre os produtos de origem animal, os ovos caíram mais (13%). As frutas contaram com aumentos expressivos. A uva, por exemplo, subiu 124%.

A caminho de Paris
Os associados da Arco (associação de criadores de ovinos) que pagaram a anuidade de 95 até ontem concorrerão ao sorteio de passagens aéreas para Paris na próxima segunda-feira, em Porto Alegre (RS).

Contra a cigarrinha
O Centro de Pesquisa Agropecuária dos Cerrados da Embrapa, em Brasília, recomenda aos pecuaristas que plantem pelo menos 30% das áreas de pasto com capins resistentes à cigarrinha-das-pastagens.

Ataque na chuva
Segundo o CPAC, as cigarrinhas atacam as pastagens em época de chuvas, reduzindo a massa verde dos pastos.

Uva sem semente
O IAC está testando em sua estação experimental de Jundiaí, em São Paulo, uma nova variedade de uvas brancas sem sementes, desenvolvida nos EUA, a Centenmial-Seedless.

Cultivo comercial
Se essa variedade adaptar-se ao clima e solo do Brasil, ela poderá ser a primeira uva sem semente com cultivo comercial no país, segundo Fernando Martins, do IAC.

Texto Anterior: Câmara do trigo quer mínimo de R$ 140/t
Próximo Texto: O leite em 95
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.