São Paulo, terça-feira, 21 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Índice

USP participa de concorrência mundial por verba de pesquisa

DA REPORTAGEM LOCAL

A Universidade de São Paulo (USP), em conjunto com universidades européias e latino-americanas, vai participar de uma "concorrência internacional" de pesquisadores.
Em disputa, uma verba de cerca de US$ 50 milhões do Projeto Alfa, da diretoria de relações internacionais da União Européia (UE).
O Projeto Alfa vai financiar grandes projetos de cooperação acadêmica entre universidades européias e latino-americanas com o objetivo de aprimorar a gestão e a formação universitárias, com ênfase na pós-graduação e pesquisa.
Segundo o professor José Augusto Guilhon Albuquerque, do Departamento de Ciência Política e do Programa de Relações Internacionais da USP, os primeiros resultados da "concorrência" saem em abril.
Em todos os projetos é obrigatória a associação de universidades da Europa e América Latina —as "redes".
Segundo Guilhon, em todos os 20 projetos de pesquisa dos quais participa, os pesquisadores da USP foram convidados por colegas de outras instituições. No total há cerca de 60 projetos concorrendo à verba da UE.
Os projetos podem ser apresentados em três grandes áreas. Serão aceitas todas as iniciativas na área de engenharia e ciências médicas. Nas ciências sociais foram escolhidas as áreas de economia, educação, ambiente e população.
Caso seus pesquisadores ganhem a disputa, a USP terá de dar uma contrapartida à verba da UE, não necessariamente em dinheiro. Para participar da concorrência, os cientistas da USP precisaram do aval do reitor, o que significa apoio da universidade ao trabalho a ser desenvolvido.

Texto Anterior: Morte de pacientes é causa de estresse em estudante de medicina
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.