São Paulo, terça-feira, 21 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Antarctica retoma liderança em cerveja

NELSON BLECHER
DA REPORTAGEM LOCAL

A cervejaria Antarctica anunciou ontem ter ultrapassado a Brahma no bimestre dezembro/janeiro e retomado a liderança do mercado nacional de cerveja perdido para arqui-rival desde 1991.
A Antarctica foi responsável por 33,3% das vendas contra 29% da Brahma, segundo estatísticas da Nielsen divulgadas pela companhia. No bimestre anterior a Brahma ainda estava 1,5 ponto percentual à frente.
Outra novidade do levantamento é a conquista, pela Kaiser, da terceira posição (14,7%), seguida da Skol (14,5%).
Uma campanha publicitária para comemorar o desempenho está sendo criada pela agência de publicidade DM9, com veiculação prevista a partir de quinta-feira.
Uma festa com a presença de Daniela Mercury, entre outros músicos, acontece hoje no Palace, a partir das 21h.
A Brahma reconheceu ontem a hegemonia da concorrente, que atribui à maior capacidade de produção. "Desde o Plano Real as vendas de cerveja já cresceram 40%", disse o diretor comercial Magin Rodrigues. No bimestre novembro/dezembro de 1994 os volumes cresceram 22% e a Brahma passou a ocupar sua capacidade ociosa.
Rodrigues afirma que a situação só deverá reverter quando for concluída o novo complexo fabril que a cervejaria ergue no Rio de Janeiro, com capacidade para produzir 12 milhões de hectolitros e previsão de ser inaugurado em outubro próximo.
Esse volume corresponderia, segundo ele, à diferença de produção 20% inferior em relação à Antarctica. "Diante disso posso declarar simplesmente: vão em frente".
Paulo Pereira, diretor comercial da Antarctica, questiona o argumento do concorrente. "Antes eles diziam que tinham capacidade de produção superior à nossa", ironizou. Para ele, a retomada resulta de um conjunto de ações.
No segundo semestre de 1994, diz Pereira, a Antarctica se tornou a marca mais vendida nos supermercados. Além disso, os distribuidores investiram US$ 150 milhões na aquisição de caminhões —que aumentou a frota em 30%. Também cresceram as vendas de cerveja em lata.
A Antarctica está investindo US$ 25 milhões em publicidade este ano.

Texto Anterior: Bolsa paulista movimenta R$ 1,6 bilhão
Próximo Texto: Comércio vende menos em fevereiro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.