São Paulo, terça-feira, 21 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Modem e multimídia

MARIA ERCILIA
EDITORA-ADJUNTA DO MAIS!

Dois mundos se encontram: a multimídia e o modem. O mercado de CD-ROM norte-americano descobriu a mina de ouro: CD-ROMs que se conectam à Internet ou com serviços online. A coisa funciona assim: quando o CD-ROM é instalado, um programa é copiado para o hard drive do computador. Este programa se comunica com um serviço online. O resultado é um produto com os recursos multimídia do CD-ROM e a agilidade da comunicação online.
Por enquanto há uns poucos produtos que funcionam assim. Um deles é o Microsoft Complete Baseball, que só é completo mesmo por causa dessa aliança. O usuário deste CD-ROM pode ser conectar diariamente com um serviço para ver os novos resultados. A revista em CD-ROM americana Medio usa o mesmo recurso para atualizar suas reportagens com material da agência Associated Press.
Crimes virtuais
Foi uma semana cheia. O hacker Kevin Mitnick foi preso nos EUA. Jacob Alkhabaz, de 20 anos, foi expulso da universidade de Michigan, e está no momento preso em Detroit.
O crime de Alkhabaz foi mandar no grupo alt.sex.stories da Usenet uma história escrita por ele, envolvendo sexo e violência, com o nome verdadeiro de uma colega de faculdade. Enquanto Mitnick era um bandido procuradíssimo e perigoso, que roubava informação valiosa e quebrava sistemas públicos, Alkhabaz cometeu um crime discutível, que levanta na Internet uma polêmica sobre o quais os limites do que pode ser colocado na rede.
No melhor estilo filme, Mitnick só foi pego porque mexeu em arquivos de Tsutomu Shimomura, que trabalhava no Centro de Supercomputação de San Diego, Califórnia. Furioso, Shimomura não descansou enquanto não pegou Mitnick, que entre outras coisas tinha invadido várias vezes o sistema da Well, um seviço online californiano.
São crimes novos e novas questões. A polícia norte-americana está treinando cybercops, profissionais que estariam capacitados para entender os criminosos digitais. Ficção científica? A realidade já está dando bem mais trabalho que isso.

O e-mail de NetVox éfolha@sol.uniemp.br

Texto Anterior: Folha exibe filmes do diretor John Ford
Próximo Texto: cinco; glossário; netnotas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.